Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

Governo de SP adotará material 100% digital nas escolas

Entenda mais sobre o projeto descrito pela Secretaria de Educação do Estado

A rede estadual de São Paulo usará o próprio material 100% digital. - Imagem: reprodução I Freepik
A rede estadual de São Paulo usará o próprio material 100% digital. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 02/08/2023, às 17h59


A partir de 2024, alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de São Paulo usarão material 100% digital para dar andamento nas etapas educacionais.

Os livros didáticos impressos não serão mais recebidos pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do Ministério da Educação (MEC), como acontece todos os anos.

De acordo com informações do portal G1, a decisão aconteceu porque a rede estadual ''possui material didático próprio alinhado ao currículo do Estado e usado nas 5,3 mil escolas, mantendo a coerência pedagógica''. 

Dentro da rede, a gente tinha um conjunto de livros didáticos e o que a gente está fazendo é uniformizando todos esses livros em um material digital. O que estamos buscando é uniformização e coerência pedagógica em todas as escolas do estado'', disse o secretário-executivo da Educação em SP, Vinicius Neiva. 
  • Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): material digita com suporte físico;
  • Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano): material 100% digital;
  • Ensino médio: material 100% digital. 

Para que todo o projeto aconteça, foi montada uma estratégia que irá conduzir o planejamento e garantir o uso do material didático de forma digital, como a compra de computadores, doação, implantação de internet e autorização das escolas para imprimirem o material para os alunos que precisarem de papel.  

''Primeiro item (da estratégia) é que estamos adotando mais computadores, mais equipamentos nas escolas, para que possam usar dentro da escola. O segundo item é que estamos doando aparelhos para os mais necessitados. E o terceiro ponto é que as escolas estarão autorizadas a imprimir esse material nosso e entregar para os alunos que precisam'', complementou. 

Compartilhe  

últimas notícias