Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte público

Funcionários do metrô organizam greve nesta quarta-feira (15)

Em nota, o Sindicato dos Metroviários de SP apresentou os principais motivos

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou que organiza uma paralisação nesta quarta-feira (15). - Imagem: reprodução I Freepik
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou que organiza uma paralisação nesta quarta-feira (15). - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 14/03/2023, às 14h11


Nesta segunda-feira (13), o Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou que organiza uma paralisação nesta quarta-feira (15) que deve afetar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15- Prata do transporte público

O motivo, de acordo com o comunicado, é por falta de novas contratações e ausência de proposta para pagamento de abono: ''(..) não apresentar proposta para o pagamento do Abono e contratação por meio do concurso público'', confirmou o texto.

O comunicado ainda afirma que ''o Metrô ameaçou a categoria afirmando que só negociará com o sindicato caso não ocorra uma greve'', entretanto, o Sindicato já deu a resposta de que não aceitará passar por essa pressão.

''Não aceitaremos a pressão da chefia'', iniciou em um dos parágrafos. ''Trabalhadores e trabalhadoras têm direito à greve'', finalizou, ao dizer que, além disso, o Metrô também ameaça os funcionários devido à retirada de uniformes, questão que foi aceita favoravelmente (a partir do uso de bótons e coletes) à organização sindical. 

A paralisação deve afetar apenas as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15- Prata do metrô, porque a linha 4-Amarela e 5-Lilás estão sob responsabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, ambas pertencentes ao grupo CCR. 

A audiência, realizada nesta terça-feira (14), às 16h, decidirá sobre a greve no dia seguinte, conforme está escrito ao final do comunicado. Isso porque haverá uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho para discutir esse e os demais assuntos. 

greve-metro-comunicado
Comunicado possíve greve. Imagem: reprodução I R7 
Compartilhe  

últimas notícias