Diário de São Paulo
Siga-nos
Chuva

Forte tempestade atinge praias do litoral norte de SP

Temporal atinge litoral norte após sensação térmica passar dos 39°C

Forte tempestade atinge praias do litoral norte de SP - Imagem: Reprodução Pexels
Forte tempestade atinge praias do litoral norte de SP - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 19/11/2023, às 11h07


A tempestade que já estava prevista para este sábado (18), no estado de São Paulo atingiu a cidade de Ubatuba, no litoral norte, no fim da tarde. Imagens gravadas por pessoas que frequentam as praias mostram o vento forte arrancando galhos, com uma chuva intensa.

Uma das gravações traz a Praia do Sapé, na parte sul da cidade. O temporal balança os coqueiros, e a chuva atinge o quintal de uma casa na região. Também há registro de ventos fortes nas proximidades do iate clube de Ubatuba, com poeira levantando ao fundo, de acordo com o Metrópoles.

A recepcionista Bruna Ruiz, de 32 anos, afirma que choveu por cerca de 10 minutos, mas de forma muito intensa na região da Praia do Sapê. 

Foi o suficiente para fazer muita bagunça”, diz.

Bruna também relata que em sua própria casa houve perda de algumas telhas e que estava na rua no momento em que aconteceram o vendaval com chuva forte. 

Vi pessoalmente. Foi aterrorizante, muito forte o vento. Tem muitos galhos no chão”, disse.

Nos últimos dias, a Defesa Civil levantou um alerta para a possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h no estado de São Paulo. O motivo é a combinação da intensa onda de calor com a chegada de uma frente fria, e da umidade trazida da região amazônica.

A sensação térmica passou de 39,2°C na zona sul de São Paulo, na tarde deste sábado (18). Até o início desta noite, a previsão de tempestade ainda não tinha se concretizado na cidade, e o tempo seguia abafado em toda a capital. Durante a tarde, a média das temperaturas máximas chegou a 34,4°C, ainda bastante quente, mas inferior à registrada nos últimos dias.

Ao longo do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar sensação térmica de 39,2°C na zona sul da cidade, a temperatura máxima, entretanto, chegou a 34,9°C. 

Segundo o CGE, houve rajadas de vento próximas a 60 km/h na capital paulista ao longo do dia. Na Lapa, na zona oeste, a 58,2 km/h, a maior até as 18h deste sábado.

A previsão para as próximas horas é que o tempo siga abafado, com temperaturas elevadas. Segundo o órgão da prefeitura, não estão descartadas chuvas mais generalizadas e intensas rajadas de vento ainda na noite de sábado, porque a frente fria avança pelo litoral paulista.

Compartilhe  

últimas notícias