Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

SP em alerta: a cidade bateu recorde com a madrugada mais abafada de 2023

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) declarou alerta para altas temperaturas em toda a cidade

SP em alerta: a cidade marcou a madrugada mais abafada de 2023. - Imagem: reprodução Twitter@DiariodaCPTM
SP em alerta: a cidade marcou a madrugada mais abafada de 2023. - Imagem: reprodução Twitter@DiariodaCPTM

Lillia Soares Publicado em 13/11/2023, às 14h44


Após atingir a máxima do ano, São Paulo se encaminha para outra semana quente. Nesta segunda-feira (13/11), a cidademarcoua madrugada mais abafada de 2023, alcançando 23,3°C, superando os 21,6°C da madrugada anterior.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, esta segunda-feira trará um calor intenso, especialmente durante a tarde. Algumas áreas da capital podem registrar temperaturas acima de 37°C, enquanto a umidade relativa do ar se aproximará dos 20%.

Conforme informações do portal Metrópoles, devido à condição de tempo seco, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) declarou alerta para altas temperaturas em toda a cidade de São Paulo. No entardecer, a nebulosidade aumentará com a chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.

A Climatempo prevê dias subsequentes com calor intenso na capital, podendo ultrapassar o recorde de 38,5°C do último domingo (12/11). Na terça-feira (14/11), as temperaturas variaram entre 23°C e 37°C, enquanto no feriado da Proclamação da República (15/11), oscilaram entre 21°C e 35°C.

A circulação de ventos vai continuar favorecendo a formação de nuvens de chuva e há chance de pancadas moderadas a forte, com risco de raios eventos moderados de até 60 km/h”, informou o Climatempo.

Durante o feriado, o litoral paulista pode esperar uma manhã ensolarada com temperaturas próximas a 30°C. Já em cidades do interior, como Presidente Prudente e São José do Rio Preto, prevê-se um calor intenso chegando a 40°C, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível vermelho (indicando grande perigo) devido às altas temperaturas no interior de São Paulo. Na região que inclui a capital e o litoral, o alerta é de nível laranja (indicando perigo). Segundo o Inmet, o alerta aponta para um aumento de até 5°C nas temperaturas nessas áreas, em relação à média esperada.

O estado de alerta, declarado pela Defesa Civil municipal no domingo devido ao tempo seco e às altas temperaturas, permanece em vigor na capital. Em tais condições, é aconselhável manter-se hidratado, evitar atividades ao ar livre entre 10h e 17h, proteger-se contra a exposição solar e utilizar recursos como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores para umidificar o ambiente.

Além disso, a distribuição de água potável persiste no centro de São Paulo. O governo estadual estabeleceu tendas próximas ao Theatro Municipal, e um caminhão com bebedouro está disponível na Praça da Sé. A entrega de água em copos e a disponibilidade de bebedouros ocorrem das 11h às 15h, com prioridade para pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Compartilhe  

últimas notícias