Diário de São Paulo
Siga-nos
Histórias reais

Fake News que inspirou 'Travessia' se repete 9 anos depois na mesma cidade em SP

A novela foi inspirada no linchamento de Fabiane, moradora do Guarujá

Fake News que inspirou 'Travessia' se repete 9 anos depois na mesma cidade em SP - Imagem: reprodução
Fake News que inspirou 'Travessia' se repete 9 anos depois na mesma cidade em SP - Imagem: reprodução

Jessica Anjos Publicado em 05/05/2023, às 18h48


Dois crimes terríveis que aconteceram em Guarujá, São Paulo, baseados em notícias falsas estão a 9 anos de distância um do outro. Uma dona de casa e um motociclista foram arrastados e espancados pelas ruas das cidades por conta de uma fake news.

A novela 'Travessia', no ar atualmente no horário das 9 pela TV Globo, foi inspirada na história de Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que em 2024 foi acusada de bruxaria após uma notícia falsa de que ela teria sequestrado uma criança para fazer algum ritual de magia negra.

A jovem foi capturada por populares, arrastada e espancada até a morte. Na época, diversos vídeos circularam nas redes sociais mostrando a atrocidade.

A história se repete este ano. No dia 3 de maio de 2023, um motociclista foi atacado, também no Guarujá, e brutalmente espancado após a acusação e um grito de 'pega ladrão'. Por populares, ele foi acusado de ter roubado uma moto. Os vídeos também circularam nas redes, mas dessa vez, a vítima sobreviveu e segue internada na UTI.

O que há de comum nessas duas histórias, é que as duas vítimas envolvidas foram alvos de fake news, notícias falsas.

Fabiane não teve tempo para provar sua inocência, e foi sentenciada à morte. Depois do ocorrido, foi comprovado que ela nunca tinha cometido nenhum crime.

Já o rapaz desta semana, a história também não passou de invenção, o dono da moto disse que havia emprestado o veículo e que a vítima era um "trabalhador".

Compartilhe  

últimas notícias