A restauração incluiu melhorias nas fachadas, acessibilidade e segurança, além de preservar a história da estação inaugurada em 1939

William Oliveira Publicado em 30/01/2026, às 07h00
A ViaMobilidade anunciou a conclusão da restauração da Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, no centro da capital paulista. A entrega oficial da obra ocorre nesta sexta-feira (30). O investimento total foi de R$ 42 milhões, com a mobilização de cerca de 250 profissionais ao longo de 14 meses de trabalho.
Inaugurado em 1939, o prédio passou por um processo minucioso de restauro, com preservação das características arquitetônicas originais. Foram mantidos elementos como fachadas, esquadrias e a paleta de cores histórica da estação, respeitando o patrimônio cultural do local.
A conclusão da obra ocorreu em uma semana simbólica para a cidade, que celebra seus 472 anos. A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, completa quatro anos de operação e informa que já executou aproximadamente 80% das intervenções previstas em contrato.
Entre as melhorias, mais de 5 mil metros quadrados de fachadas foram restaurados e receberam verniz antipichação. Relógios históricos de 1972 passaram por restauração, enquanto portas foram substituídas por modelos que respeitam as dimensões originais. As esquadrias de ferro fundido também receberam novos vidros aramados.
A revitalização incluiu ainda a instalação de mais de 120 novas luminárias nas plataformas e a recuperação de cerca de 2.500 metros quadrados da cobertura original em policarbonato, ampliando a entrada de luz natural.
Outras melhorias implementadas na estação incluem adequações de acessibilidade, como rampas e recursos voltados a pessoas com deficiência, revitalização dos jardins externos, instalação de câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) e atualização das redes elétrica e hidráulica. Segundo a concessionária, a revitalização beneficiará mais de 5 mil usuários por dia.
A obra integra o contrato de concessão das linhas metropolitanas 8 e 9, cuja operação teve início em 27 de janeiro de 2022 e se aproxima do quarto ano sob gestão privada, previsto para 2026.
Desde o início da concessão, quase R$ 5 bilhões foram investidos nas duas linhas. Entre as principais ações estão a aquisição de 36 novos trens, a operação das estações Varginha e Ambuitá, além da reforma e instalação de escadas rolantes, elevadores, construção de passarelas e modernização das subestações elétricas.
A ViaMobilidade informou ainda que já recuperou 70 quilômetros da via permanente e firmou um aditivo contratual para a implantação de um novo sistema de sinalização (ETCS), com entrega prevista até 2030. Também foram destinados R$ 150 milhões para ações de mitigação de impactos climáticos, incluindo bombas de drenagem, muros de contenção e sensores para detecção de alagamentos.
Para os próximos anos, estão previstas dez novas intervenções estruturais. Já no próximo mês, a concessionária entregará as reformas das estações Ceasa, Villa-Lobos–Jaguaré e Autódromo, da Linha 9-Esmeralda. Com isso, o total de estações revitalizadas desde o início da concessão chegará a 23, segundo a empresa.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Tráfego Pago vs. Orgânico: Quando vale a pena investir dinheiro em anúncios?

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso