Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Em SP, Prefeitura estuda colocar PMs de folga em 30 pontos no centro da cidade

A informação veio da subprefeitura da Sé; veja quais são os principais pontos

Em SP, Prefeitura estuda colocar PMs de folga em 30 pontos no centro da cidade - Imagem: Flickr
Em SP, Prefeitura estuda colocar PMs de folga em 30 pontos no centro da cidade - Imagem: Flickr

Jessica Anjos Publicado em 15/04/2023, às 21h30


A subprefeitura da Sé está estudando a possibilidade de colocar policiais militares de folga em até 30 pontos do centro de São Paulo, a lista inclui locais como Avenida Paulista e Cracolândia

De acordo com a Folha de S. Paulo, o subprefeito Alvaro Camilo ainda não deu detalhes de todos os lugares que seriam reforçados.

"Eu fiz um planejamento estratégico com minha equipe quando eu cheguei e esse planejamento a gente identificou mais ou menos 30 pontos da região centro, que são pontos de atenção. Praça da Sé, Paulista, República, Arouche. Esses pontos a gente estabeleceu uma prioridade de ação, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo", contou Alvaro em entrevista. 

O problema da região central é a alta de casos de violância. O objetivo da estratégia é que os agentes possam ajudar em ações de zeladoria e no combate a todo comércio ilegal.

Para atingir seu objetivo, Alvaro disse que pedirá o auxílio do prefeito Ricardo Nunes (MDB) com o reforço de até 1.200 policiais.

No final do mês de fevereiro, a gestão do município duplicou o número de vagas abertas na Operação Delegada (nome do projeto municipal para contratar policiais que estejam de folga para auxiliarem em atividades de segurança). Com esse aumento, o número de agentes saltaria de 1.240 para 2.400.

Alvaro também defende que a Cracolândia precisa ser um dos pontos que deve receber reforço policial. Entretanto, ele explica que os policiais não vão agir dentro do fluxo (como é chamada a aglomeração de dependentes químicos). O plano é que os agentes permaneçam escoltando o entorno, protegente o local e atuando contra o comércio irregular.

Outro ponto comentado, que merece atenção, é a Praça da Sé. "Ali a gente tem muitos problemas reunidos, problema de desordem, problema de feira do rolo, uso de drogas, problemas de comércio irregular, você tem tudo em conjunto, e é um lugar onde todo mundo que vem de fora quer conhecer. Nesse ambiente onde você tem a desordem, você tem um ambiente propício ao crime", explicou.

Compartilhe  

últimas notícias