A Guarda Civil Metropolitana recuperou em setembro mais motos do que em todo o período entre janeiro e agosto, impulsionada por um novo programa de bônus de produtividade.

William Oliveira Publicado em 30/09/2025, às 10h40
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo registrou em setembro um aumento expressivo na recuperação de motocicletas, superando em menos de um mês o total apreendido nos oito primeiros meses do ano.
Entre os dias 2 e 29 de setembro, a GCM recuperou 244 veículos, contra 241 motocicletas apreendidas no período de janeiro a agosto. O crescimento ocorre logo após a implementação do pagamento de bônus por produtividade, que garante até R$ 1 mil por motocicleta recuperada.
Segundo a Secretaria Municipal da Segurança Urbana (SMSU), o bônus é pago junto com o salário do mês seguinte e dividido entre todos os agentes que participam da ação.
As apreensões em setembro envolveram casos de falta de habilitação, embriaguez ao volante, abandono, roubo, furto e adulteração de veículos. No recorte específico de furtos e roubos, foram contabilizadas 155 motos recuperadas, sendo 56 adulteradas, 46 furtadas e 53 roubadas.
O secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando, ressaltou que o bônus é um estímulo importante, mas não o único fator para os bons resultados. Segundo ele, novos equipamentos, como armamentos adequados e câmeras instaladas nas motocicletas, além do programa Smart Sampa — que conta com uma rede de 40 mil câmeras —, também têm sido decisivos para o sucesso das operações.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema

VÍDEO: Motorista é perseguido e espancado após acidente em rua de São Paulo

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Ex-jogador Leandro Guerreiro é preso por dívida de pensão alimentícia em São Paulo