Defesa Civil alerta para ventos fortes e possibilidade de granizo; CGE coloca toda a cidade em monitoramento

Gabriela Nogueira Publicado em 10/10/2025, às 19h24
Na tarde desta sexta-feira (10), a cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção devido à possibilidade de alagamentos, conforme anunciado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O alerta foi emitido entre as 16h15 e as 17h40, com a Defesa Civil destacando os riscos de chuvas intensas, acompanhadas por ventos fortes, granizo e descargas elétricas nas regiões oeste, sul e norte da capital. O órgão enfatizou que as precipitações estão ligadas a ventos intensos, aumentando a probabilidade de raios e quedas de árvores.
Durante o período de alerta, o Corpo de Bombeiros atendeu a cinco chamados relacionados a quedas de árvores e registrou três ocorrências de enchentes. Em decorrência das condições climáticas adversas, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) relatou problemas operacionais entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, resultando na redução da velocidade dos trens da Linha 11-Coral entre 15h40 e 17h. Além disso, uma falha em um equipamento na Linha 10-Turquesa entre as estações Juventus-Mooca e Rio Grande da Serra também causou diminuição da velocidade e maior tempo de parada nos trens.
Para o fim de semana, o CGE prevê uma melhora nas condições climáticas, com sol entre nuvens e aumento gradual das temperaturas. No entanto, chuvas isoladas ainda são esperadas durante a tarde.
* No sábado (11/10), as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 15°C, enquanto as máximas podem alcançar 25°C, com chuviscos previstos na madrugada.
* Já no domingo (12/10), as mínimas devem ser de 16°C e as máximas poderão chegar a 29°C, com sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde e à noite.
Conforme informações do Nottus Meteorologia, um ciclone extratropical deverá se aproximar do centro-sul do Brasil a partir do domingo, trazendo rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h. A previsão é que esses ventos atinjam São Paulo na segunda-feira (13).
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Mãe de menino e auxiliar de enfermagem são encontrados mortos após tentativa de sequestro em SP

Subsecretário de Política Macroeconômica deixa cargo no Ministério da Economia

O desabafo de Roberto Barros e a realidade dos músicos de apoio

O destino de Senival Moura e o primeiro indiciado na CPI do Jockey

O destino de Senival Moura e o primeiro indiciado na CPI do Jockey

STF determina transferência de Daniel Vorcaro para Papudinha; acordo de delação não avançou

Marina Silva e Simone Tebet são confirmadas como candidatas ao Senado na chapa de Haddad em SP

PGR diz que arma ligada a Bolsonaro não tem elementos para revogar prisão domiciliar e pede conclusão de inquérito

Operação que prendeu Deolane revela ligação entre operador financeiro do PCC e esquema de lavagem de dinheiro na Transunião