Condições climáticas como calor intenso e ar seco favorecem propagação rápida do fogo

Gabriela Nogueira Publicado em 29/09/2025, às 18h41
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta importante para a população, indicando que entre esta segunda-feira (29) e sexta-feira (3) as condições climáticas atuais, caracterizadas por altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar, elevam consideravelmente o risco de incêndios florestais nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Campinas, Sorocaba, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.
Conforme o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, essas áreas encontram-se em estado de emergência, a categoria mais crítica dentro da classificação que abrange quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência.
Além disso, a Sala de Situação SP Sem Fogo está ativamente monitorando as condições meteorológicas e os focos de incêndio. A equipe emite boletins preditivos que permitem antecipar ações de prevenção e combate aos incêndios com até um dia de antecedência. Com base nesses dados, é possível realocar brigadistas e concentrar equipamentos nos horários mais críticos, garantindo uma resposta mais eficiente às ocorrências.
As condições atmosféricas atuais favorecem a rápida propagação do fogo, especialmente em áreas com vegetação seca e pastagens. Além dos impactos ambientais significativos que essas queimadas podem causar, há também riscos à saúde da população, incluindo problemas respiratórios e agravamento de doenças crônicas.
Recomendações à População
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo