Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Capela de SP é vandalizada por terraplanista; veja fotos

O criminoso chegou a jogar e quebrar as imagens dos santos ao chão

Capela de SP é vandalizada por terraplanista; veja fotos - Imagem: reprodução g1
Capela de SP é vandalizada por terraplanista; veja fotos - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 02/05/2023, às 11h33


Durante o último fim de semana uma igreja foi alvo de vandalismo na zona rural de Araras (SP). As paredes internas e externas da Capela de Nossa Senhora da Piedade foram pichadas com frases e palavras ofensivas.

Nas pichações, o criminoso questionou às santidades e alegou que a 'terra é plana' - teoria terraplanista da conspiração que já foi desmentida por especialistas. Além disso, imagens de santos que estavam no templo foram derrubadas no chão. Os invasores tiveram acesso ao interior do local, após arrombamento da fechadura da porta da frente.

vandalismo-capela-araras-sp-1
Capela de Araras é vandalizada e Diocese repudia intolerância religiosa / Imagem: reprodução g1

"Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha", escreveu na parede do altar.

De acordo com o portal do Reporter Beto Ribeiro, em uma das publicações, o jornalista ararense, Douglas Gonzaga, pediu investigação séria urgente.

"Isso é crime Art. 208-D – Invadir ou ocupar igreja ou estabelecimento destinado a culto religioso, com o intuito de constranger, discriminar, depredar ou, de qualquer modo, violar a liberdade de consciência e de crença: Pena – reclusão, de um ano a três anos, e multa".

vandalismo-capela-araras-sp-2
Nas paredes do pequeno templo, que fica na zona rural, o criminoso jogou as imagens dos santos ao chão / Imagem: reprodução g1

Confira na íntegra a nota da Diocese enviada ao g1

"A Diocese de Limeira repudia veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida, no último fim de semana, contra a capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, localizada na zona rural de Araras e que pertence ao território da paróquia São Benedito.

A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso.

Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião.

Que a bandeira da paz, do respeito às manifestações religiosas e do amor ao próximo seja a bandeira a ser empunhada por todos nós.

Dom José Roberto Fortes Palau - Bispo Diocesano de Limeira, SP".

Compartilhe  

últimas notícias