Diário de São Paulo
Siga-nos
SABESP

Câmara deve votar privatização da Sabesp nesta quarta

A expectativa é de aprovação no primeiro turno

Câmara Municipal de São Paulo. - Imagem: Reprodução | Richard Lourenço/Rede Câmara
Câmara Municipal de São Paulo. - Imagem: Reprodução | Richard Lourenço/Rede Câmara

por Marina Milani

Publicado em 17/04/2024, às 07h56


Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de São Paulo está prevista para votar a privatização da Sabesp, segundo informações confirmadas por vereadores da Casa Legislativa. O assunto já está sendo discutido nos corredores da Prefeitura de São Paulo e do Palácio dos Bandeirantes. Fontes internas afirmam que a aprovação em primeiro turno é considerada praticamente certa.

O projeto de privatização requer a maioria simples dos votos, ou seja, 28 dos 55 vereadores, em duas votações. A adesão da capital é crucial para garantir a venda da Sabesp ao setor privado, uma vez que a cidade de São Paulo responde por quase 45% do faturamento da empresa. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, estão articulando a aprovação em conjunto.

Além da votação na Câmara Municipal, está programada para esta quarta-feira, às 17h, uma reunião no Palácio dos Bandeirantes do Conselho da Secretaria de Parcerias e Investimentos. O encontro é de grande importância, pois finaliza o estatuto dos novos contratos da Sabesp, que serão encaminhados aos municípios por meio das URAEs (Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário). A expectativa é que as reuniões com os blocos regionais para o envio do contrato comecem daqui a um mês, na segunda semana de maio. A Sabesp atende atualmente 375 municípios no Estado de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias