Diário de São Paulo
Siga-nos
"Ubachuva"

Após chuvas intensas, governador de São Paulo autoriza a construção de três pontes em Ubatuba

Medida visa restabelecer acesso em regiões afetadas pelos temporais no litoral paulista

Ubatuba. - Imagem: Divulgação / Defesa Civil do Estado de SP
Ubatuba. - Imagem: Divulgação / Defesa Civil do Estado de SP

Marina Milani Publicado em 11/03/2024, às 07h53


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tomou uma importante medida neste domingo (10) ao assinar a autorização para a construção de três pontes em Ubatuba, região que enfrentou sérios transtornos devido às chuvas que têm assolado o Estado. O município de Ubatuba foi decretado em situação de emergência na última sexta-feira (8) em decorrência dos danos causados pelas intensas precipitações.

Das três pontes a serem erguidas, duas serão localizadas em Folha Seca e uma no bairro Figueira. Em Folha Seca, uma comunidade com aproximadamente mil moradores, a população ficou isolada por três dias após a queda da ponte que conectava o bairro à região central de Ubatuba. Para garantir o acesso das pessoas, uma passarela temporária foi construída e permanecerá em uso até a conclusão da ponte definitiva, prevista para ser concluída em até três meses.

A construção da ponte temporária foi realizada pelo Exército Brasileiro em uma operação que durou 7 horas, liderada pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE) a pedido do Governo de São Paulo. Além disso, o governo estadual anunciou o envio de ajuda humanitária ao município, com um helicóptero da Polícia Militar auxiliando no transporte de insumos às áreas afetadas.

As chuvas intensas que atingiram Ubatuba entre a última quarta-feira, dia 6, e esta sexta-feira, dia 8, resultaram em um acumulado de 380 mm de precipitação, 22% acima da média esperada para o mês de março. Diante dos estragos causados, a construção das pontes é uma medida essencial para restabelecer a mobilidade e garantir a segurança dos moradores das áreas afetadas. O governador Tarcísio de Freitas esteve presente em Ubatuba neste domingo para acompanhar de perto a situação e as operações de socorro e reconstrução em andamento. 

Compartilhe  

últimas notícias