Diário de São Paulo
Siga-nos
Manifestações

Vídeo: ativistas jogam tomate em obra de Van Gogh que vale mais de R$ 500 milhões

As manifestantes publicaram o vídeo nas redes sociais

As duas manifestantes foram detidas logo em seguida - Imagem: reprodução / divulgação G1
As duas manifestantes foram detidas logo em seguida - Imagem: reprodução / divulgação G1

Bianca Souza Publicado em 14/10/2022, às 12h52


Nesta sexta-feira (14), ativistas do grupo Just Stop Oil jogaram sopa de tomate no quadro "Sunflowers", de Vincent Van Gogh, durante exposição em uma galeria de arte em Londres.

O grupo de ativistas têm feito diversos protestos contra as mudanças climáticas, na capital britânica, e publicaram o vídeo da manifestação na galeria de arte nas redes sociais.

Segundo o 'The Guardian', duas mulheres entraram e uma sala da National Gallery e jogaram duas latas de sopa de tomate na obra de Van Gogh. A obra estava protegida por um vidro.

A polícia local informou à agência Reuters que "oficiais agiram rapidamente depois que as ativistas lançaram uma substância no quadro". As manifestantes teriam sido detidas por crime de dano.

O grupo Just Stop Oil publicou em suas redes sociais o questinamento usado na manifestação. "A arte vale mais que a vida, mais do que comida, mais do que justiça".

Também nas redes sociais, a National Gallery, palco da manifestação, se pronunciou. "Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa. Duas pessoas foram presas", informou.

pronunciamento-da-national-gallery-sobre-manifestacao
As manifestantes já faziam diversos protestos na capital britànica / Imagem: reprodução Twitter @NationalGallery
Compartilhe  

últimas notícias