Diário de São Paulo
Siga-nos
BRICS

Rússia recebe líderes globais para a 16ª Cúpula dos Brics

No total, representantes de 36 nações estão reunidos para abordar temas cruciais, como cooperação política e de segurança, ao longo dos próximos três dias

Rússia recebe líderes globais para a 16ª Cúpula do Brics - Imagem: Reprodução / X / @HSajwanization
Rússia recebe líderes globais para a 16ª Cúpula do Brics - Imagem: Reprodução / X / @HSajwanization

William Oliveira Publicado em 22/10/2024, às 13h14


A cidade de Kazan, na Rússia, se torna o epicentro das discussões internacionais com o início da 16ª Cúpula dos Brics, nesta terça-feira (22). No momento, representantes de 36 nações estão reunidos para abordar temas cruciais como cooperação política e de segurança, além de finanças, economia e intercâmbios culturais e humanitários ao longo dos próximos três dias.

No dia inaugural, os líderes das delegações participam de um almoço informal. Na próxima quarta-feira (23), ocorrem reuniões em grupos restritos e ampliados, culminando em uma cerimônia de gala.

O encerramento do evento contará com duas sessões plenárias no formato Brics+, onde será aprovada a Declaração de Kazan. O presidente russo, Vladimir Putin, deve anunciar os resultados da cúpula em uma coletiva de imprensa agendada para 24 de outubro.

Rustam Minnikhanov, chefe da República do Tartaristão, destacou à CGTN, parceira da TV BRICS, a meticulosa preparação da cidade para sediar o evento. Foram realizadas melhorias nas estradas, modernização da infraestrutura aeroportuária e construídas novas instalações turísticas, ações que devem beneficiar a população local.

Entre os presentes em Kazan estão líderes do Brics, como Vladimir Putin, o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, Mauro Vieira do Brasil, Dilma Rousseff à frente do Novo Banco de Desenvolvimento, Aruni Wijewardane do Sri Lanka e Delcy Rodríguez da Venezuela. Todos foram recepcionados com a tradicional iguaria tártara chak-chak.

Também já estão na cidade o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Espera-se ainda a participação de representantes de seis organizações internacionais, incluindo António Guterres, secretário-geral da ONU.

O analista indiano Ankit Shah sublinhou que as interações financeiras serão um dos principais tópicos discutidos na cúpula. Ele ressaltou a importância estratégica das finanças para a cooperação entre os países do Brics e a possibilidade de estabelecer uma economia multipolar através dos sistemas de pagamento.

Iuri Ushakov, assessor presidencial russo, afirmou que líderes de 22 países estarão presentes e que as discussões focarão na cooperação financeira interna ao grupo, expansão de membros via parcerias e questões de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.

Este encontro em Kazan é destacado como o principal evento sob a presidência russa no Brics neste ano. Sob o lema "Fortalecendo o Multilateralismo para o Desenvolvimento Global Equitativo e a Segurança", as discussões se concentrarão em promover um desenvolvimento global justo e seguro entre os Estados-membros.

Compartilhe