Diário de São Paulo
Siga-nos
ATRASOU

VÍDEO: Presidente da Turquia dá bolo em Putin e reação do líder russo impressiona imprensa

Reunião estava marcada para terça-feira. Líder russo ficou inquieto diante da imprensa

Vladimir Putin fica inquieto diante ao atraso do presidente da Turquia - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Vladimir Putin fica inquieto diante ao atraso do presidente da Turquia - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Roveda Publicado em 20/07/2022, às 13h18


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu na terça-feira (19) com o chefe de estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. A reunião teria a finalidade de estreitar laços entre os países e abordar sobre o desenvolvimento do Oriente Médio e o conflito da Síria.

Conforme o Ocidente impõe sanções à Rússia, Putin procura reforçar laços com os iranianos que, por sua vez, são alvos de sanções dos EUAe potencial parceiro militar e comercial. Semanas atrás, autoridades russas visitaram o aeródromo para, segundo a Casa Branca, revisar os drones com capacidade de armas para possível uso na Ucrânia.

Embora não tenha imposto sanções, a Turquia – que é membro da OTAN–, se viu frente à Rússia em conflitos sangrentos no Azerbaijão, Líbia e Síria. Embora tenha se tornado um parceiro extremamente necessário para Moscou, a Turquia também depende do mercado russo devido a inflação descontrolada e rápida depreciação da moeda.

Para apoiadores de Putin, a reunião tem um significado simbólico, que mostra a influência internacional da Rússia, mesmo cada vez mais isolada e infiltrada no confronto com o Ocidente.

Veja o momento, registrado pelo jornal The Guardian, em que Putin fica inquieto após atraso do presidente da Turquia:

Essa é a segunda vez que Putin sai da Rússia desde o início do conflito com a Ucrânia. Na primeira ocasião, ele visitou o Tadjiquistão.

Compartilhe  

últimas notícias