Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundo

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética

O ex-líder comunista morreu após uma doença grave e prolonga, segundo agências russas

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética - Imagem: reprodução Instagram @turkmen_times
Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética - Imagem: reprodução Instagram @turkmen_times

Vitória Tedeschi Publicado em 30/08/2022, às 18h10


Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, cujo governo foi associado ao fim da Guerra Fria e à perestroika, morreu aos 91 anos, em Moscou, segundo informado por agências de notícias russas nesta terça-feira (30).

Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, informou o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências.

O ex-líder comunista creditado com a introdução de importantes reformas políticas e econômicas na URSS e ajudando a acabar com a Guerra Fria, Gorbachev estava com a saúde debilitada há algum tempo.

Quase desde o início de sua liderança, ele lutou por reformas significativas, para que o sistema funcionasse de forma mais eficiente e democrática. Daí as duas frases-chave da era Gorbachev:“glasnost” (abertura) e perestroika (reestruturação).

“Comecei essas reformas e minhas estrelas orientadoras eram a liberdade e a democracia, sem derramamento de sangue. Assim, o povo deixaria de ser um rebanho liderado por um pastor. Eles se tornariam cidadãos”, disse ele mais tarde.

Compartilhe  

últimas notícias