Diário de São Paulo
Siga-nos
ESCÓCIA

Morre Alex Salmond, ex-líder da Escócia, aos 69 anos

A notícia foi anunciada pelo SNP, partido do qual ele fazia parte, mas a causa da morte não foi revelada

Morre Alex Salmond, ex-líder da Escócia, aos 69 anos - Imagem: Reprodução / X / @OccGd
Morre Alex Salmond, ex-líder da Escócia, aos 69 anos - Imagem: Reprodução / X / @OccGd

William Oliveira Publicado em 13/10/2024, às 09h07


Faleceu neste sábado (12), aos 69 anos, o ex-ministro-chefe da Escócia, Alex Salmond, um dos principais defensores da independência escocesa do Reino Unido. A notícia foi anunciada pelo Partido Nacional Escocês (SNP), do qual Salmond era um destacado membro, através de uma publicação na rede social X (Twitter). No entanto, o partido optou por não revelar a causa do falecimento do político.

Alex Salmond liderou o governo escocês entre 2007 e 2014, período em que a Escócia fazia parte das quatro nações constituintes do Reino Unido, junto com a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Durante seu mandato, Salmond se destacou pela defesa fervorosa da independência escocesa, que culminou no referendo de 2014. Na ocasião, a proposta de separação obteve 45% dos votos, insuficiente para a concretização da independência.

A morte de Salmond gerou diversas reações no meio político. Humza Yousaf, membro do SNP e também ex-ministro-chefe da Escócia, comentou sobre as divergências políticas que teve com Salmond nos últimos anos, mas reconheceu a importante contribuição dele para a política escocesa e britânica.

"Alex e eu obviamente tivemos nossas diferenças nos últimos anos, mas não há dúvida de que ele fez uma enorme contribuição para a política escocesa e britânica. Minhas condolências à sua família e amigos", expressou Yousaf em uma mensagem no X.

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista e atual primeiro-ministro britânico, descreveu Salmond como uma "figura monumental na política escocesa e britânica", destacando que seu legado será duradouro. Após o fracasso no referendo de independência em 2014, Salmond optou por deixar o cargo de chefe do governo escocês, encerrando um capítulo importante de sua carreira política.

Compartilhe