Mao Ning destaca que a relação comercial entre China e EUA é mutuamente benéfica e deve ser fortalecida por meio de diálogo

por Marina Milani
Publicado em 24/01/2025, às 15h24
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, enfatizou a importância da colaboração comercial e econômica entre a China e os Estados Unidos, descrevendo essa relação como "mutuamente benéfica e vantajosa para ambas as partes". Durante suas declarações, Mao destacou a possibilidade de um diálogo produtivo para abordar as divergências existentes entre os dois países, indicando uma disposição para negociações com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Segundo Mao, "a China nunca buscou deliberadamente um superávit comercial com os EUA". Ela sublinhou que, apesar das diferenças e tensões que permeiam as relações bilaterais, existem interesses comuns significativos e amplas oportunidades para cooperação, as quais podem ser fortalecidas através de diálogos e consultas regulares.
Em meio às crescentes ameaças comerciais do presidente Trump, que mencionou a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China, Mao expressou a disposição do país asiático em dialogar. Embora Trump tenha reiterado sua intenção de aumentar as tarifas durante uma entrevista à Fox News na quinta-feira (24), ele também suavizou seu tom ao afirmar que preferiria evitar tais medidas punitivas.
Além disso, em relação à crise na Ucrânia, Mao respondeu a comentários feitos por Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos. O presidente dos EUA sugeriu que Xi Jinping poderia desempenhar um papel crucial na resolução do conflito, colaborando com os americanos. Em resposta, a porta-voz afirmou que "o diálogo e a negociação são a única forma viável de resolver a crise na Ucrânia", reiterando a disposição da China em "manter comunicação com todas as partes envolvidas". Mao também reafirmou o compromisso da China em fomentar conversações de paz e criar condições favoráveis para reduzir as tensões e buscar uma solução política para o conflito.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Ancelotti promove mudança no ataque e Brasil está escalado para duelo decisivo contra a Escócia

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema

VÍDEO: Motorista é perseguido e espancado após acidente em rua de São Paulo

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil