Chefe do executivo brasileiro também estará presente na inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global

Redação Publicado em 11/10/2025, às 16h34
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na segunda-feira (13), conforme comunicado divulgado pelo Vaticano. O encontro acontecerá em Roma, onde Lula participará do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
Com a audiência, Lula soma encontros com os três últimos papas — João Paulo II, Bento XVI e Francisco —, reforçando o diálogo entre o Brasil e o Vaticano em pautas sociais e humanitárias. O presidente deve embarcar ainda na tarde deste sábado (11) rumo à capital italiana.
Segundo o Itamaraty, o chefe do Executivo brasileiro participará da cerimônia de abertura do evento e, em seguida, da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele também estará presente na inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global, antes de retornar ao Brasil, ainda na segunda-feira.
Durante a agenda em Roma, Lula deve ressaltar o avanço do Brasil na luta contra a fome, destacando a saída do país do mapa da fome da ONU, com menos de 2,5% da população em risco de subalimentação, segundo relatório divulgado em julho deste ano.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi uma iniciativa proposta pelo Brasil na presidência do G20, com o objetivo de acelerar ações globais de combate à fome e à pobreza, promovendo o desenvolvimento social e a redução das desigualdades.
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Família é feita refém por criminosos disfarçados de policiais na Zona Sul

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"