Diário de São Paulo
Siga-nos
Retrocesso

Iraque obriga mídia a utilizar "desvio sexual" em vez de "homossexualidade"

A Comissão de Comunicações e Mídia do país informou que o uso do termo "gênero" também foi proibido

Iraque obriga mídia a utilizar "desvio sexual" em vez de "homossexualidade" - Imagem: reprodução Canva
Iraque obriga mídia a utilizar "desvio sexual" em vez de "homossexualidade" - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 09/08/2023, às 11h57


Na última terça-feira (08), a Comissão de Comunicações e Mídia do Iraque ordenou que todas as empresas de mídia e rede social que operam no país deixem de usar o termo "homossexualidade" e, em vez disso, utilizar a expressão "desvio sexual".

De acordo com a CNN, em comunicado, a Comissão informou ainda que o uso do termo "gênero" também foi proibido. O órgão proibiu todas as empresas de telefonia e internet licenciadas de usar os termos em qualquer um de seus aplicativos.

Vale citar que, o descumprimento da medida pode ter consequências. Um porta-voz do governo disse que a penalidade por violar a regra ainda não foi definida, mas pode incluir uma multa.

Apesar de não ser criminalizada formalmente, a homossexualidade vem sendo alvo de partidos políticos no Iraque. Muitos parlamentares criticam os direitos LGBTQIA+, enquanto manifestantes queimam bandeiras arco-íris, também conhecidas como bandeiras do Orgulho Gay - símbolo da comunidade.

Nas redes sociais, a medida revoltou os interntautas brasileiros. "O Iraque ainda não aprendeu a respeitar a diversidade mundial, lamentável", comentou um. "Meu Deus! Em que década eles estão?", questionou outro. "Quanta ignorância", disse ainda um terceiro.

Compartilhe  

últimas notícias