Diário de São Paulo
Siga-nos
Diversidade

HISTÓRICO: Papa Francisco fala, pela 1ª vez, sobre benção da Igreja Católica a casais homoafetivos

O líder religioso respondeu a carta de cardeais conservadores

HISTÓRICO: Papa Francisco fala, pela 1ª vez, sobre benção da Igreja Católica a casais homoafetivos - Imagem: reprodução Twitter
HISTÓRICO: Papa Francisco fala, pela 1ª vez, sobre benção da Igreja Católica a casais homoafetivos - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 06/10/2023, às 10h47 - Atualizado às 11h31


O Papa Francisco fez uma sugestão inovadora ao indicar, pela primeira vez, que casais do mesmo sexo poderiam receber a bênção de padres católicos em situações específicas.

Conforme informações da CNN Brasil, ele mencionou que a ordenação de mulheres ao sacerdócio deveria ser um tópico a ser estudado.

Essas observações foram feitas em resposta a uma carta enviada por cinco cardeais conservadores que questionaram o Papa sobre esses temas antes de um encontro no Vaticano.

Os cardeais Walter Brandmuller, Raymond Leo Burke, Juan Sandoval Íñiguez, Robert Sarah e Joseph Zen Ze-kiun enviaram a carta a Francisco em 10 de julho e receberam uma resposta no dia seguinte, embora essa resposta não tenha seguido o protocolo usual, que exige respostas diretas de "sim" ou "não" a perguntas ou dúvidas.

A carta dos cardeais se concentrou no próximo Sínodo, uma reunião global de bispos que aconselham o Papa, agendada para ocorrer de 04 a 29 de outubro, e nas implicações que as decisões tomadas nesse encontro podem ter para o futuro da Igreja Católica.

Os cardeais também questionaram o Papa sobre sua posição em relação à bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo e sobre a possibilidade de permitir mulheres no sacerdócio.

Insatisfeitos com a resposta inicial do Papa, os cinco cardeais reenviaram a carta "dubia" em 21 de agosto. Em 25 de setembro, o Vaticano publicou uma carta assinada pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, o novo chefe da doutrina da Igreja, que incluía as respostas do Papa à carta, embora não na forma usual.

“Quando você pede uma bênção, você expressa um pedido de ajuda de Deus, uma oração para poder viver melhor, uma confiança num pai que pode ajudá-lo a viver melhor”, escreveu.

Além disso, o Papa Francisco reiterou que a Igreja só reconhece o casamento como a união entre um homem e uma mulher, mas deixou a porta aberta para a bênção de pessoas em uniões do mesmo sexo.

Compartilhe  

últimas notícias