Diário de São Paulo
Siga-nos
GÁS RUSSO

Gasoduto russo que abastece a Europa retoma operações após manutenção

Fechamento havia sido por questões técnicas, mas União Europeia temia que Moscou não voltasse a reabrir gasoduto, como retaliação por apoio de Bruxelas à Ucrânia

O gasoduto Nord Stream 2 vai da costa do Báltico da Rússia ao nordeste da Alemanha - Imagem: Freepik
O gasoduto Nord Stream 2 vai da costa do Báltico da Rússia ao nordeste da Alemanha - Imagem: Freepik

G1 Publicado em 21/07/2022, às 08h00


O gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha, retomou as operações nesta quinta-feira (21) após dez dias de manutenção, disse a empresa de gerenciamento do gasoduto.
Um porta-voz da empresa Nord Stream confirmou que o gasoduto já está em operação novamente, embora não tenha informado se a quantidade de gás fornecida segue sendo a mesma.
O governo alemão temia que o gasoduto não fosse reaberto por Moscou após o período de manutenção, que começou em 11 de julho.
De acordo com os dados enviados pela Gazprom à Gascade, operadora de rede alemã, o gasoduto deverá fornecer 530 GWh durante o dia. Isso seria apenas 30% de sua capacidade, destacou no Twitter o presidente da Agência Alemã de Redes, Klaus Müller.
Esse volume seria dez pontos percentuais menor do que antes das obras.
Citando a ausência de uma turbina em manutenção no Canadá, a Gazprom reduziu sua capacidade de fornecimento através do Nord Stream para 40% em junho.
A gigante russa Gazprom afirmou que não poderia garantir a retomada do fornecimento pelo gasoduto, alegando a ausência da turbina, necessária para operar uma estação de compressão. Berlim argumentou que era um "pretexto" para justificar decisões políticas.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin falou sobre as perspectivas do Nord Stream para as próximas semanas. Ele sugeriu que o gasoduto poderia retomar as operações na manhã desta quinta-feira, mas se a Rússia não receber a turbina que falta, funcionará com 20% da capacidade na próxima semana. Disse que uma segunda turbina está prevista para manutenção no final de julho.

Compartilhe  

últimas notícias