Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Estudo mostra que cidades brasileiras podem ser "engolidas" pelo mar; entenda

Um estudo divulgado pela ONU revelou que partes de algumas cidades podem acabar sendo "engolidas" pela água do mar até 2050

Um estudo divulgado pela ONU revelou que parte de algumas cidades pode acabar sendo "engolida" pela água do mar até 2050 - Imagem: Reprodução/Freepik
Um estudo divulgado pela ONU revelou que parte de algumas cidades pode acabar sendo "engolida" pela água do mar até 2050 - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 30/11/2023, às 10h33


Um estudo foi divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que parte da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, pode acabar sendo "engolida" pela água do mar até 2050. Esse fenômeno deve impactar a vida de milhares de pessoas, e será provocado pelo reflexo das mudanças climáticas nas inundações costeiras, segundo o trabalho divulgado nessa terça-feira (28).

Segundo o Metrópoles, o município do Rio de Janeiro também é mencionado no estudo.

Até 2050, segundo as projeções, centenas de cidades costeiras altamente populosas estarão expostas a risco de inundação, incluindo terras que abrigam cerca de 5% da população de cidades como Santos, no Brasil; Cotonou, no Benin; e Calcutá, na Índia", dizia o trecho da pesquisa, divulgada às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28).

Os dados são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Climate Impact Lab (CIL) e apontam que a América Latina, o Caribe, o Pacífico e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e vivem a situação mais preocupante.

Essas localidades citadas correm o risco de perder, para inundações permanentes, significativas porções de terra e infraestrutura.

Centenas de cidades altamente populosas estarão expostas a risco mais elevado de inundação se mantido o atual ritmo de emissões [de gases de efeito estufa]", disse o estudo.

Segundo o Pnud, os impactos nas regiões costeiras, geralmente os locais de grandes centros sociais e econômicos, podem acabar desencadeando retrocessos no desenvolvimento humano, em todo mundo.

Os efeitos da elevação do nível do mar colocarão em risco décadas de progresso do desenvolvimento humano em zonas costeiras densamente povoadas, onde vive uma em cada sete pessoas no mundo", afirmou Pedro Conceição, diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud.

Sem as defesas nas linhas costeiras, no pior cenário de aquecimento até o fim deste século, o estudo projeta que 5% ou mais das seguintes cidades ficarão permanentemente abaixo do nível do mar. Confira a lista:

  • Guayaquil (Equador);
  • Barranquilla (Colômbia);
  • Santos (Brasil);
  • Rio de Janeiro (Brasil);
  • Kingston (Jamaica);
  • Cotonou (Benin);
  • Kolkata (Índia);
  • Perth (Austrália);
  • Newcastle (Austrália);
  • Sydney (Austrália).

Ao ser procurada pelo Metrópoles, a Prefeitura de Santos informou que vem tomando uma série de mediada para conseguir conter o avanço do mar sobre a cidade. Uma delas, foi a implantação, em 2018, de barreiras submersas na Ponta da Praia, com a função de diminuir a força das ondas.

O município também tem investido em obras de drenagem e monitoramento e remoção das pessoas das áreas de risco, segundo nota da Prefeitura de Santos.

Compartilhe  

últimas notícias