Diário de São Paulo
Siga-nos

Embaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por Belarus

O embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, disse hoje (24) que a Ucrânia foi traída por Belarus - nação que faz fronteira ao Norte com a Ucrânia.

Embaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por Belarus
Embaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por Belarus

Redação Publicado em 24/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h39


Desafio atual é definir como retirar pessoas da Ucrânia

O embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, disse hoje (24) que a Ucrânia foi traída por Belarus – nação que faz fronteira ao Norte com a Ucrânia.Embaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por BelarusEmbaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por Belarus

“Quem nos traiu foi Belarus. Mísseis e tanques estão vindo de lá, passando por Belarus e isso é inesperado. Eles são nossos vizinhos. Nós sabíamos quão ruim é o ditador [Alexander Lukashenko], mas não sabíamos que Belarus iria nos trair pelo norte”, afirmou.

Belarus é considerado um território estratégico já que, a partir de lá, é mais fácil chegar a Kiev – capital da Ucrânia.

Prystaiko disse que, apesar dos alertas de que Putin poderia invadir o país, para muitos ucranianos é impensável o que está acontecendo. Por outro lado, muitos cidadãos acreditam que o conflito poderia, inclusive, ter começado antes. “Muita gente acreditava nisso [invasão russa], por isso estávamos tentando entrar na Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]”.

“Os russos estão tentando entrar em nossos territórios por várias cidades. Civis e militares estão sendo mortos enquanto estamos aqui. É muito difícil a gente se defender pois eles estão bloqueando o mar. A gente não tem acesso ao Mar de Azov e ao Mar Negro”. De acordo com informações divulgadas em agências internacionais, os russos estão invadindo o país também pela Crimeia, território anexado em 2014.

O embaixador ucraniano disse esperar que Putin reconsidere “seriamente” o que está fazendo. Segundo ele, o maior desafio agora é definir como retirar pessoas da Ucrânia. “Sem esquecer que o espaço aéreo está fechado, não tem voos comerciais, eles nos fecharam em nosso território”, lamentou.

Quanto às sanções financeiras que serão impostas à Rússia, Prystaiko disse que é necessário esperar o efeito dessas imposições. “Eu entendo que o Otan é a única força que pode fazer frente ao exército russo”.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias