Diário de São Paulo
Siga-nos

Coreia do Norte lança projétil balístico horas antes de reunião de Conselho de Segurança da ONU

A Coreia do Norte lançou um "provável projétil balístico" ao Mar do Leste na madrugada desta terça-feira (11), disseram as forças armadas sul-coreanas citadas

Coreia do Norte lança projétil balístico horas antes de reunião de Conselho de Segurança da ONU
Coreia do Norte lança projétil balístico horas antes de reunião de Conselho de Segurança da ONU

Redação Publicado em 11/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h11


A Coreia do Norte lançou um “provável projétil balístico” ao Mar do Leste na madrugada desta terça-feira (11), disseram as forças armadas sul-coreanas citadas pela agência de notícias Yonhap, menos de uma semana depois de Pyongyang ter dito que havia testado um míssil hipersônico.

“Nossas forças armadas detectaram um possível míssil balístico disparado pela Coreia do Norte em terra ao Mar do Leste” nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11), informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, confirmou o ocorrido e disse a jornalistas que a Coreia do Norte lançou “um objeto que poderia ser um míssil balístico”.

O lançamento ocorreu depois que seis países, incluindo os Estados Unidos e o Japão, pediram à Coreia do Norte que cesse as “ações desestabilizadoras”, antes de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o teste do míssil, que Pyongyang chamou de “hipersônico”.

“É extremamente lamentável que a Coreia do Norte continua lançando mísseis”, completou Kishida.

França, Reino Unido, Irlanda e Albânia fortaleceram a crítica e pediram para que Pyongyang participe de um diálogo sobre o fim dos armamentos nucleares. Analistas indicaram que Pyongyang pode ter programado o lançamento para coincidir com a reunião da ONU.

“O lançamento tem motivações políticas e militares”, declarou à AFP Shin Beom-chul, pesquisador do Instituto de Pesquisa da Coreia para Estratégia Nacional.

“A Coreia do Norte continua realizando testes para diversificar seu arsenal nuclear, mas programou este lançamento no dia da reunião do Conselho de Segurança para maximizar seu impacto político”, acrescentou.

A frequência dos testes indica que o país poderá realizar outros lançamentos antes dos Jogos de Inverno de Pequim, em fevereiro, disse Park Won-gon, professor da Ewha Womans University, em Seul.

A Coreia do Norte foi vetada dos Jogos de Pequim, depois de não ter participado dos Jogos de Tóquio, devido a preocupações com a covid-19.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias