Diário de São Paulo
Siga-nos
Previsão do tempo

Ciclone está se aproximando e causará impacto em regiões do Brasil; entenda

Efeitos do ciclone ficarão mais fortes pela onda de calor que atinge o interior do Brasil

Efeitos do ciclone ficarão mais fortes pela onda de calor que atinge o interior do Brasil - Imagem: Reprodução Pexels
Efeitos do ciclone ficarão mais fortes pela onda de calor que atinge o interior do Brasil - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 23/10/2023, às 10h22


Um novo ciclone extratropical está se aproximando e deve provocar impactos sobre os estados do Sul e do Sudeste do Brasil entre terça (24) e quarta-feira (25) deste mês.

De acordo com o MetSul, os primeiros efeitos deste fenômeno poderão ser sentidos no Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (23), quando o estado estará sob a ação de uma área de baixa pressão, que resulta nuvens e chuva.

O centro do ciclone está no oceano, a leste do Uruguai, a cerca de 600 km do Chuí, no Rio Grande do Sul, e irá se afastar cada vez mais com o passar dos dias. Por conta disso, não são esperados fortes ventos associados ao sistema.

A previsão é de rajadas de até 70 km/h no litoral sul gaúcho e de até 50 km/h no litoral norte e em Porto Alegre.

A chuva deve ser mais forte no oeste do Rio Grande do Sul, em cidades como Uruguaiana, Quaraí e Alegrete. No restante do estado, essa chuva não deve alcançar grandes volumes.

Segundo o portal da CNN Brasil, a partir de quinta-feira, a frente fria associada ao ciclone levará chuvas e instabilidade para o Sudestee o Centro-Oeste do país, onde o risco de tempestades será muito maior, já que as temperaturas estão altas há mais de uma semana devido há uma forte onda de calor.

Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, como regiões causadoras de tempo adverso em grande escala, é como se ele puxasse o ar quente e úmido da superfície e jogasse para cima, formando as nuvens de chuva.

Existem três diferentes tipos de ciclones:

  • Tropicais: também conhecidos como furacões ou tufões, que se formam em regiões equatoriais, sobre os oceanos, e retiram sua energia do calor extraído dos mares;
  • Extratropicais: surgem preferencialmente em latitudes médias e são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria);
  • Subtropicais: possuem características de ambos anteriores. Tipicamente, se formam quando um ciclone extratropical se desenvolve sobre o oceano, e encontra temperaturas na superfície do mar mais aquecidas.
Compartilhe  

últimas notícias