Diário de São Paulo
Siga-nos
China

Temperatura negativa: China enfrenta crise no fornecimento de aquecimento

Massa de ar ártico traz frio extremo à China, com temperaturas chegando a -40ºC

Imagem ilustrativa. - Imagem: Reprodução | Hyong Mon-woo/Yonhap
Imagem ilustrativa. - Imagem: Reprodução | Hyong Mon-woo/Yonhap

Marina Milani Publicado em 25/12/2023, às 13h41


Pequim, a majestosa capital chinesa, está encarando uma situação sem precedentes com um recorde de horas de temperaturas abaixo de zero neste mês de dezembro. Uma onda de frio varreu o país, especialmente nas regiões norte e nordeste, trazendo consigo nevascas e temperaturas gélidas que atingiram incríveis -40º Celsius em algumas áreas, cortesia de uma massa de ar ártico.

Os números divulgados pelo observatório meteorológico de Pequim são impressionantes: mais de 300 horas de temperaturas abaixo de zero desde 11 de dezembro, marcando o maior registro para este mês desde 1951. A capital também enfrentou nove dias consecutivos com temperaturas abaixo de -10°C nesse período.

No entanto, a crise não se restringe apenas à capital. Em Jiaozuo, na província central de Henan, uma situação crítica se desenha no fornecimento de aquecimento. A empresa JiaoZuo WanFang Aluminium Manufacturing, essencial para abastecer a cidade, teve suas caldeiras de aquecimento avariadas, deixando diversas áreas em necessidade urgente de calor adicional. Os esforços estão concentrados em reparar o defeito, com a expectativa de retomar o fornecimento até 26 de dezembro.

Durante esse período, a interrupção do aquecimento afetará a maioria das empresas, com exceção de serviços essenciais como hospitais e centros de idosos. Ainda assim, alguns complexos residenciais serão impactados durante a manutenção dos equipamentos.

Outras cidades em Henan, como Puyang e Pingdingshan, também se viram obrigadas a suspender o fornecimento de aquecimento para departamentos governamentais e instituições administrativas. A prioridade é garantir o uso residencial, uma medida necessária devido às condições climáticas excepcionalmente frias.

Apesar disso, há esperanças de melhora, já que uma massa de ar quente está prevista para se deslocar do norte ao sul do país, elevando as temperaturas a partir do próximo fim de semana, conforme anunciado pela autoridade meteorológica chinesa. A partir das 14h deste domingo, muitas áreas no centro e leste da China registraram um aumento de mais de 10°C nas temperaturas.

Compartilhe  

últimas notícias