Discussões sobre o acesso ao aborto entraram em pauta após a revogação da decisão de Roe vs Wade pela Suprema Corte dos EUA
Publicado em 03/08/2022, às 08h17 G1
O presidente americano, Joe Biden, emitirá uma Ordem Executiva para garantir o acesso a serviços de saúde reprodutiva e defender os direitos fundamentais das mulheres, informou a Casa Branca.
Biden dará início à primeira reunião do vice-presidente da Força-Tarefa sobre Acesso à Saúde Reprodutiva. Na reunião, o Gabinete discutirá seu progresso e o caminho a seguir para abordar a crise da saúde das mulheres após a decisão da Suprema Corte que revogou a decisão de Roe vs Wade.
Segundo a Casa Branca, a Ordem Executiva anunciará ações para:
Apoiar os pacientes que viajam para fora do estado para cuidados médicos. A Ordem Executiva orienta o Secretário de Saúde e Serviços Humanos (HHS) a considerar ações para promover o acesso a serviços de saúde reprodutiva, inclusive por meio do Medicaid para pacientes que viajam para fora do estado para serviços de saúde reprodutiva.
Garantir que os prestadores de cuidados de saúde cumpram a lei federal de não discriminação.
Prestação de assistência técnica para prestadores de serviços de saúde que possam estar confusos ou inseguros de suas obrigações após a decisão da Suprema Corte.
Promover a pesquisa e coleta de dados sobre resultados de saúde materna. Para medir com precisão o impacto que a diminuição do acesso aos serviços de saúde reprodutiva tem na saúde da mulher.
Biden continua pedindo ao Congresso que codifique o direito ao aborto em lei federal e disse que apoiaria a mudança das regras de obstrução para codificar Roe v. Wade em lei. A Casa Branca também divulgou Declarações de Política de Administração apoiando o H.R. 8296 – Lei de Proteção à Saúde da Mulher de 2022 e o H.R. 8297 – Assegurando Acesso ao Ato de Aborto de 2022.
O que é essa Força-tarefa?
A Força-Tarefa coordena e impulsiona esforços em todo o governo federal para proteger o acesso a serviços de saúde reprodutiva e defender os direitos reprodutivos.
Estabelecida por Ordem Executiva, a Força-Tarefasobre Acesso à Saúde Reprodutiva é copresidida pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra, e pela Diretora do Conselho de Política de Gênero da Casa Branca, Jennifer Klein.
Leia também
Os debates entre Lula e Bolsonaro serão imperdíveis
Novo valor do Auxilio Brasil começa a ser pago hoje; confira o calendário e saiba quando você irá receber
Simaria vive romance com ex-presidiário acusado de espancar mulher; descubra quem é
IMAGENS FORTES! Vídeo choca ao mostrar estado da vítima após acidente causado por Bruno Krupp
Em live, Caetano Veloso confirma que já teve casos com homens: 'Fugazes'
"Rainha dos Cravos" perde milhares de dólares após YouTube considerar vídeos inapropriados
Vídeo de menino de 9 anos dirigindo em alta velocidade em rodovia viraliza na internet; assista
Kaka Diniz, marido de Simone, rebate boatos sobre caso com Simaria
Ao vivo, Luiz Bacci dá notícia inesperada e repórter se emociona; veja vídeo
Anne Heche está em coma e em estado ‘extremamente crítico’ após acidente de carro