Depois que o Ministério do Interior de Belarus classificou todo o material da DW como extremista, o diretor-geral da Deutsche Welle, Peter Limbourg, acusou

Redação Publicado em 11/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h13
Depois que o Ministério do Interior de Belarus classificou todo o material da DW como extremista, o diretor-geral da Deutsche Welle, Peter Limbourg, acusou Belarus de usar truques para agir contra aqueles que querem formar uma opinião independente.
Limbourg denunciou a decisão, que categoriza todos os produtos DW e até mesmo seu logotipo, como extremistas. “O bloqueio de nossos websites em Belarus, em outubro de 2021, já foi uma invasão inacreditável da liberdade de imprensa. O recente anúncio da criminalização do logotipo da DW prova o quanto o regime está nervoso”, disse ele em uma declaração na quinta-feira (10).
“A DW ainda está informando muitas pessoas em Belarus através de ferramentas para contornar a censura. Especialmente após o ataque à Ucrânia, os números aumentaram significativamente. Agora eles querem usar truques baratos para criar bases pseudolegais para agir contra quem faz uso de seu direito à liberdade de expressão”, acrescentou.
Na quarta-feira (9), o Ministério de Assuntos Internos de Belarus divulgou uma declaração, dizendo: “O Tribunal Distrital Central de Minsk, baseado em material da Direção Principal de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção do Ministério de Assuntos Internos da República de Belarus, classificou os produtos de informação do canal Telegram e do chat DW Belarus como material extremista”.
Toda a rede de mídia e informação da Deutsche Welle, assim como seu logotipo na forma das duas letras D e W, passaram a ser também considerados extremistas em Belarus. Segundo autoridades belarussas, quem disseminar ou salvar “material extremista” pode ser multado e preso por até 15 dias.
A DW não é o primeiro meio de comunicação a receber esta classificação. Atualmente, a maioria dos meios de comunicação belarussos independentes são considerados “extremistas”, incluindo os portais Zerkalo.io, Euroradio, Radio Liberty e o jornal Nasha Niva. O website da DW está bloqueado no país desde outubro de 2021.
A assinatura do canal Telegram não é, por si só, explicitamente classificada como divulgação. No entanto, há pessoas que já receberam pesadas multas apenas por terem assinaturas de “canais extremistas” em Belarus.
.
.
.
.
G1
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada