Diário de São Paulo
Siga-nos
Fenômeno natural

Avanço do mar: Veja quais cidades estão em perigo e qual medida estão tomando contra isso

Cidades do litoral de SP têm adotado estratégias para tentar conter efeitos do avanço do mar

Avanço do mar: Veja quais cidades estão em perigo e qual medida estão tomando contra isso - Imagem: reprodução Twitter I @carlayres
Avanço do mar: Veja quais cidades estão em perigo e qual medida estão tomando contra isso - Imagem: reprodução Twitter I @carlayres

Milleny Ferreira Publicado em 14/01/2024, às 20h07


Devido às diversas mudanças climáticas e aumento do nível do mar, a maioria dos municípios do litoral paulista tem buscado alternativas que possam conter os avanços da água para as cidades. Algumas estratégias para realizar isso, destacamos o alargamento da faixa de areia, construções de muros ou barreiras para amenizar a força das ondas, evitar possíveis inundações ou outros efeitos causados pela ação das águas. 

No litoral de São Paulo, o município de Ubatuba que faz parte deste grupo e é um dos municípios que fazem parte desse projeto, existem duas obras de contenção do mar já em andamento. A orla da Praia do Itaguá e a orla da Avenida Pintor Escultor da Motta, antiga 9 de Julho, foram destruídas por uma ressaca há dois anos, devido a isso mais de R$2 milhões estão sendo investidos para recuperar o muro delas.

De acordo com o portal Terra, ainda devido a ressaca, em 2020, Mongaguá também está investindo na reforma do muro e da orla da praia, pela informação dada pela prefeitura municipal, o novo reforço será construído com uma armação de ferro, fundações mais profundas e enrocamento, a fim de, auxiliar na proteção contra a erosão e a ressaca provocada pelas ondas e maré. 

Na região de Ilhabela, não é muito diferente das outras praias, e logo em 2021 foi planejado um projeto para que também pudessem realizar o alargamento da faixa de areia, porém, foi suspenso por tempo indeterminado, tendo em vista a queda de 50% na arrecadação dos royalties do petróleo. 

“Apesar de representar uma melhoria importante para a cidade, áreas fundamentais exigiram mais investimentos, sobretudo as áreas de saúde, educação, saneamento básico e melhorias na mobilidade urbana”, disse a prefeitura. 

Especialistas que estudam esse fenômeno, relatam que tudo isso está acontecendo devido aos efeitos das mudanças climáticas. Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Climate Impact Lab (CIL), comprova que até o ano de 2050,  haverá centenas de cidades costeiras altamente povoadas estarão expostas a um maior risco de inundações caso medidas para conter as mudanças climáticas não ocorram.

Segundo a pasta do Ministério do Meio Ambiente , o Fundo Clima vai disponibilizar cerca de R$10 bilhões a Estados e municípios para projetos que levam em conta o aumento do nível do mar.

Compartilhe  

últimas notícias