Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Apoiadores de Trump acusam Kamala de usar ponto eletrônico em debate

Teoria teve início após uma publicação no Truth Social, a rede social de Donald Trump

Apoiadores de Trump acusam Kamala de usar ponto eletrônico em debate - Imagem: Reprodução / BlueSky / @eixopolitico.com.br‬
Apoiadores de Trump acusam Kamala de usar ponto eletrônico em debate - Imagem: Reprodução / BlueSky / @eixopolitico.com.br‬

William Oliveira Publicado em 13/09/2024, às 12h42


Depois do debate presidencial protagonizado por Kamala Harris e Donald Trump na última terça-feira (10), alguns apoiadores do ex-presidente criaram uma teoria de que a candidata democrata e atual vice-presidente dos EUA teria utilizado uma escuta durante o debate.

A teoria conspiratória teve início após uma postagem realizada na rede social de Trump, a Truth Social, que obteve mais de 5 mil compartilhamentos. O post em questão utiliza uma montagem de um acessório vendido por uma empresa chamada NOVA H1 Audio Earrings, cuja aparência se assemelha ao brinco da Tiffany & Co, feito de ouro 18K e pérolas do Mar do Sul, que a democrata utilizava no debate.

“Parece que Kamala Harris estava sendo treinada usando fones de ouvido embutidos em seus brincos durante o debate presidencial da ABC contra o presidente Trump”, afirma a postagem.

Posteriormente, a teoria foi desmentida pelos serviços de checagem americanos, que classificaram a teoria como falsa ou sem evidências. Os órgãos também destacaram diferenças óbvias entre os brincos de Kamala e os da NOVA H1, como pérolas maiores e uma estrutura com hastes mais finas e delicadas.

De acordo com alguns analistas políticos dos EUA, a teoria é mais uma das estratégias de Trump para amenizar o impacto da derrota sofrida no debate contra Kamala Harris.

Compartilhe