Diário de São Paulo
Siga-nos

A 'revolta da bandeira do urso', rebelião que fez o México perder a Califórnia para sempre

Há 176 anos, na praça de Sonoma, ao norte de San Francisco, colonos americanos se rebelaram contra a autoridade mexicana e declararam a Califórnia uma nação independente

A 'revolta da bandeira do urso', rebelião que fez o México perder a Califórnia para sempre - Imagem: Divulgação
A 'revolta da bandeira do urso', rebelião que fez o México perder a Califórnia para sempre - Imagem: Divulgação

G1 Publicado em 08/08/2022, às 08h50


Foi um episódio efêmero na história americana — mas teve um alcance maior do que qualquer pessoa na época poderia imaginar.

A República da Califórnia, que existiu por apenas 25 dias entre junho e julho de 1846, lançou as bases para a entrada deste território nos Estados Unidos.
Mas seu legado mais visível é a atual bandeira oficial do estado, que tremula onipresente e é reproduzida em cartões postais, camisetas, canecas e outros artigos promocionais.

É provável que você a reconheça: sobre um fundo branco, seu motivo central é um urso-cinzento — o Ursus arctos horribilis, uma subespécie de urso-pardo que desapareceu destas bandas há anos e hoje só é encontrada em áreas do noroeste dos Estados Unidos, Canadá e Península de Kamchatka (Sibéria) — caminhando sobre um gramado verde, com uma estrela vermelha no alto.

Na parte inferior, acima de uma faixa vermelha, está escrito com uma fonte sem serifa California Republic.

A bandeira é uma homenagem à que foi hasteada há 176 anos na praça de Sonoma, um povoado — hoje uma cidade — ao norte de San Francisco, por colonos americanos de origem europeia que se revoltaram contra o governo do México, ao qual pertencia na época este território chamado Alta Califórnia.

Foi justamente por causa da bandeira rebelde que o episódio ficou conhecido como Revolta da Bandeira do Urso.

Mas os especialistas concordam que sua origem começou a tomar forma no território vizinho: o Texas.

Compartilhe  

últimas notícias