Diário de São Paulo
Siga-nos

Marcelo Emerson: Negócios de peso

Negócios de peso Não me pergunte o porquê, mas desde minha infância tenho especial interesse pelas culturas nórdica e alemã. Talvez o herói Thor tenha sido um

Marcelo Emerson: Negócios de peso
Marcelo Emerson: Negócios de peso

Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h34


Negócios de peso

Não me pergunte o porquê, mas desde minha infância tenho especial interesse pelas culturas nórdica e alemã. Talvez o herói Thor tenha sido um dos meus preferidos, o que me aproximou da cultura nórdica e suas ricas lendas, e a seleção alemã de futebol sempre exerceu grande fascínio em mim.
Quando a adolescência chegou, meu interesse por “coisas” nórdicas e alemãs só cresceu: tecnologia, esportes e música. Especialmente música!
Logo me tornei um apreciador de rock e de sua vertente mais distorcida e rápida: o heavy metal.
E adivinhem quais países possuem o heavy metal arraigado em suas identidades culturais? Isso mesmo: Alemanha e países nórdicos. Dentre esses, creio que a Finlândia mereça destaque.
Para se ter uma ideia do amor dos finlandeses pela música pesada, o Ministério da Cultura da Finlândia está promovendo uma competição on line entre bandas do país.
A Finlândia é o país com a maior quantidade de bandas desse gênero per capita em todo o mundo, com 70 bandas por 100 mil habitantes.
Minha querida Alemanha também assimilou a música pesada em sua identidade cultural. Apenas um exemplo: em 2021, a banda de metal Helloween lançou um álbum autointitulado que alcançou a posição nº1 nas paradas alemãs de sucesso. A banda Helloween lança seus álbuns pela Nuclear Blast Records
Já que falamos da Nuclear Blast, vale destacar que o Ministério da Cultura finlandês fez parceria com gravadora alemã para que a banda vencedora do concurso seja premiada com a contratação por uma de suas subsidiárias. Até os fãs brasileiros são convocados para ajudar a escolher os próximos rock stars finlandeses.
A Nuclear Blast tem uma história de parcerias em nosso país, trabalhando com músicos, selos independentes, rádios, imprensa e grandes eventos, como o Rock in Rio e a gravadora Shinigami Records.
Minha conexão pessoal com esses países me levou a descobrir que os relacionamentos bilaterais Brasil-Alemanha e Brasil-Finlândia são enriquecidos por uma tendência de mercado que deveria ser mais comentada: o heavy metal.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias