Diário de São Paulo
Siga-nos
Reconstruindo Sonhos

Descubra como araras de madeira estão renovando vidas no RS

Os amigos - Marcelo Bacchi e Miguel Torres - arrecadaram dinheiro, carregaram uma pick-up de doações e desceram para a cidade de Igrejinha, ao norte de Porto Alegre

Grupo de amigos se reúnem para ajudar o Rio Grande do Sul. - Imagem: Reprodução | Acervo M.C
Grupo de amigos se reúnem para ajudar o Rio Grande do Sul. - Imagem: Reprodução | Acervo M.C
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 12/07/2024, às 06h00


Em maio - alguns dias após a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul - dois amigos arrecadaram dinheiro, carregaram uma pick-up de doações e desceram para a cidade de Igrejinha, ao norte de Porto Alegre. Lá se juntaram a um grupo de mulheres que já estavam ajudando as famílias que perderam praticamente tudo.

Os amigos - Marcelo Bacchi e Miguel Torres - acabaram conhecendo e trabalhando no Projeto Araras RS (@projetoararas.rs), na cidade de Três Coroas, a 20 minutos de Igrejinha. Lá, voluntários de todos os cantos do Brasil e do mundo fabricavam araras com madeiras de paletes, dentro de um ginásio disponibilizado pela Igreja Evangélica de Três Coroas. Entre 50 e 70 araras eram entregues por dia a moradores da região.

Araras de madeira são especialmente úteis para quem perdeu armários de casa. E os poucos móveis que foram salvos, estão úmidos e mofados, podendo estragar tudo o que é guardado dentro deles.

O Marcelo voltou para São Paulo com a ideia de continuar ajudando. Nas araras, encontrou uma possibilidade de produção simples e rápida, com a mesma ideia de incentivar o trabalho voluntário.

Marcelo então foi até a Leroy Merlin e fez um protótipo de uma nova arara - menor e montável sem ferramentas, de forma a facilitar não só a montagem, mas também a produção e o transporte. Estava nascendo o projeto Ararinhas RS (@ararinhars).

Com recursos próprios e doação de amigos, já foram produzidas 300 ararinhas em um galpão no Jabaquara, zona sul de São Paulo. 100 delas já chegaram na cidade de Encantado, através da boa ação de amigos e amigos de amigos.

araras para rs
Imagem: Reprodução | Acervo M.C

As primeiras famílias já receberam as araras e a repercussão tem sido emocionante. Cada vez mais gente se engajando, compartilhando e repercutindo essa iniciativa.

O custo do material para a produção de uma ararinha é cerca de R$50. O objetivo inicial do Marcelo é produzir 1.000 delas. Nos últimos dias, o projeto recebeu a doação de ferragens e parafusos da Jomarca, tradicional fábrica da indústria moveleira.

Além de patrocinadores - madeira, ferragens, ferramentas -  e doações em dinheiro, o Ararinhas RS está buscando pessoas / empresas / associações que possam produzir as araras nas próprias cidades em reconstrução. O projeto técnico detalhado está disponível para quem quiser iniciar uma produção.

PIX: 11 992667111
Instagram @ararinhars
Contato pelo WhatsApp: 11 99266-7111 (Marcelo Bacchi) 

Compartilhe