Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

Rui Costa (Casa Civil) agora comprou briga com os servidores públicos

Rui Costa (Casa Civil) agora comprou briga com os servidores públicos
Rui Costa (Casa Civil) agora comprou briga com os servidores públicos
Leandro Mazzini Com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

por Leandro Mazzini Com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Publicado em 19/03/2024, às 14h00 - Atualizado às 23h00


Intervenção pós-Barroso 

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, defender a legalização do aborto em palestra na Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Cardeal Dom Orani Tempesta reagiu e decidiu intervir na universidade. O conselho interventor é formado por três padres e um bispo. A alegação é de que a medida visa contribuir “no discernimento das decisões a serem tomadas dentro da governança própria da Universidade”. Na palestra há duas semanas, o ministro Barroso defendeu uma grande campanha nacional para a descriminalização do aborto para que o assunto polêmico seja analisado pelo STF “assim que possível”.

Língua solta 

Depois de irritar cidadãos de Brasília, ao chamar a capital de “ilha da fantasia”, o ministro Rui Costa (Casa Civil) agora comprou briga com os servidores públicos. Pode ser alvo de denúncia (assédio institucional) por ter dito que o funcionalismo público tem “tendência à inércia” e que precisa de uma “fungada no cangote”. Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, chamou os servidores de “parasitas”. 

Tática de ataque  

Já era esperado que o presidente Lula da Silva dedicaria parte da abertura da reunião ministerial a ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro, chamando-o de “covardão”. O petista segue tática arriscada – traçada por conselheiros próximos – de ataque à gestão anterior para tentar recuperar a popularidade. A conferir. 

Dobradinha 

Caciques do União Brasil atuam para que a crise interna não interfira nos planos no Congresso. Querem dobradinha no comando das duas casas, em 2025, com Elmar Nascimento (BA), na Câmara, e Davi Alcolumbre (AP), no Senado. A crise não vai se estender até o segundo semestre, apostam lideranças. E o processo de expulsão do ex-presidente, Luciano Bivar, deve ser concluído nos próximos dias.

Freio no Título  

Vereadores da Câmara Municipal de São Luís querem barrar a concessão de Título de Cidadã Ludovicense à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Rejeitaram o regime de urgência do pedido que agora terá que passar pelas comissões temáticas da Casa. O título foi recentemente concedido para o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Reduto Jucá 

Apeado da política nacional, o ex-senador Romero Jucá (MDB) tenta manter protagonismo nas eleições municipais em Roraima. Articulou a ampliação da base do partido na Câmara Municipal de Boa Vista – com a filiação de quatro vereadores – e também filiou mais de 40 jovens. Outro filiado ao partido foi o superintendente do Dnit em Roraima, Igo Brasil.  

ESPLANADEIRA

#Vurdere lança, dia 21, ebook “Redefinindo Horizontes: A jornada transformadora no Varejo Online”. #Pearson: pesquisa aponta que 36% dos entrevistados acreditam que serão substituídos por IA nos próximos cinco anos. #GIC Brasil: relatório mostra que investimento em cuidados traz resultados sustentáveis para o varejo. #MAPFRE apoia projeto do Instituto Defesa Coletiva, voltado para mulheres acima de 60 anos. #Qista e Neo Vita: parceria permite uso do FGTS para congelamento de óvulos e fertilização in vitro. #Seguradora Prudential do Brasil fecha 2023 com faturamento recorde de R$ 5,4 bilhões.

Compartilhe  

últimas notícias