Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

E o Santos caiu!

Imagem: Reprodução | UOL
Imagem: Reprodução | UOL
Kleber Carrilho

por Kleber Carrilho

Publicado em 09/12/2023, às 05h45


Hoje, infelizmente, eu não poderia falar de outra coisa a não ser da queda do Santos. Esse time que já vi em tantas crises, que me deu muitas alegrias, que já foi motivo para início de conversa em tantos lugares do mundo, hoje está na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

E não fico triste aqui porque houve uma derrota (ou diversas), porque as derrotas são naturais e esperadas em qualquer esporte. O que me deixa mais triste é que o Santos perdeu uma janela de oportunidade de diversas décadas, desde antes da chegada do Pelé até as gerações mais recentes de Meninos da Vila.

As diretorias do Santos poderiam ter feito investimentos inteligentes, ter tido capacidade de gestão para que hoje tivéssemos um clube maior e, consequentemente, um time de futebol competente, mais estável, sem ter a necessidade extrema de que um novo craque despontasse no clube a cada curto período, para ser vendido e pagar dívidas de pessoas inconsequentes (e, quando não, criminosas mesmo).

Quando a gente vê tudo o que resultou nesta queda no Campeonato Brasileiro, fica claro que não é só na política oficial, na política institucional, que nós temos problemas sérios de gestão no Brasil. Também nos clubes, e principalmente no Santos, há muito resultado negativo daquilo que poderia ter sido bem aproveitado, bem gerido, bem administrado.

Portanto, eu espero que este seja um ensinamento para as próximas gestões do Santos Futebol Clube, para que aproveitem as oportunidades e construam algo que tenha realmente um longo prazo, muito além das histórias.

Estrutura, capacidade de geração de resultado, desenvolvimento que vai além do futebol: tudo isso é necessário em um mundo globalizado. Repito que, mais do que mostrar talentos, os clubes precisam mostrar competência no desenvolvimento de negócios.

Portanto, vamos para a segunda divisão, vamos torcer para que seja apenas um ano. Espero que haja uma modificação muito grande na forma de pensar o Santos Futebol Clube, senão nós teremos algum resultado parecido com a Portuguesa de Desportos, com a Portuguesa Santista, com o América ou com o Bangu, que acabaram perdendo a relevância nos anos seguintes às quedas, e não conseguiram se recuperar.

A derrota para o Fortaleza, no dia do meu aniversário, foi somente um momento que fatalmente viria. Se há jogadores responsáveis pela derrota nesse jogo específico, a culpa pelo rebaixamento é muito mais distante, diretamente ligada a quem teve a caneta na mão nas últimas décadas e não conseguiu construir nem mesmo um patrimônio que represente tantos talentos que foram revelados na Vila Belmiro.

Que o Santos realmente seja agora o time da virada!

Compartilhe  

últimas notícias