Diário de São Paulo
Siga-nos

Zaga de quatro titulares vira sustentação de Palmeiras de Felipão; veja números

A boa campanha do Palmeiras de Felipão passa diretamente pelo quarteto de zaga do time. Sim, quarteto. Isso porque o treinador utiliza duas duplas diferentes

Zaga de quatro titulares vira sustentação de Palmeiras de Felipão; veja números
Zaga de quatro titulares vira sustentação de Palmeiras de Felipão; veja números

Redação Publicado em 17/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h31


Antônio Carlos, Edu Dracena, Gustavo Gómez e Luan, juntos, tomaram apenas seis gols

A boa campanha do Palmeiras de Felipão passa diretamente pelo quarteto de zaga do time. Sim, quarteto. Isso porque o treinador utiliza duas duplas diferentes para cada tipo de competição. No Campeonato Brasileiro, jogam Luan e Gustavo Gómez; em competições de mata-mata, jogam Edu Dracena e Antônio Carlos.

Os números são impressionantes. Nos 20 jogos em que o Palmeiras foi comandado por Felipão – Paulo Turra assumiu a equipe antes do treinador, no empate sem gols com o Bahia, pela Copa do Brasil –, o time alviverde tomou apenas seis gols. Foram 14 partidas sem o time adversário balançar as redes. Para efeito de comparação, o time de Roger Machado, ex-treinador do Verdão, tomou 31 gols em 44 jogos.

Na vitória por 2 a 0 contra o Grêmio, domingo passado, o time de Felipão não sofreu um chute sequer no gol. A melhor chance gremista foi um cabeceio de Pepê para fora, no primeiro tempo.

Dupla copeira

Antônio Carlos e Edu Dracana são os homens de confiança de Felipão para os jogos de mata-mata. Juntos, jogaram 10 partidas: quatro na Copa do Brasil, quatro na Libertadores e dois no Brasileirão. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

Um dos motivos da escolha da dupla é a experiência de Edu Dracena. O zagueiro já conquistou duas Copas do Brasil e uma Libertadores. Sabe como jogar essas competições. Antônio Carlos, de 1,91m, faz boas partidas ao lado do parceiro de zaga.

Antônio Carlos e Edu Dracena conversa com o auxiliar Carlos Pracidelli — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Antônio Carlos e Edu Dracena conversa com o auxiliar Carlos Pracidelli — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Dupla dos pontos corridos

Luan e Gustavo Gómez, zagueiro paraguaio que chegou na metade do ano por empréstimo do Milan, mas que quer permanecer no Verdão, formam a zaga do Campeonato Brasileiro, competição que o Palmeiras lidera. Juntos, atuaram em 10 partidas e tomaram apenas três gols. Somam oito vitórias e dois empates.

A confiança da comissão técnica e da torcida é grande nesses dois. No vídeo da TV Palmeiras de bastidores do jogo contra o Grêmio, é possível ver, no minuto 10:37, Felipão cumprimentar Luan e dizer: “Cada vez melhor”. Em coletiva em agosto, o técnico o elogiou ao falar que “não tem zagueiro no Brasil igual a ele”.

Além dessas duas duplas, uma outra jogou apenas uma partida: Luan e Thiago Martins. Eles atuaram no empate por 0 a 0 com o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Thiago Martins foi emprestado ao Yokohama Marinos, do Japão, até o fim de 2019.

Luan e Gustavo Gómez estão invictos pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Luan e Gustavo Gómez estão invictos pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Quem joga domingo?

Com Gustavo Gómez suspenso por causa do terceiro cartão amarelo, Felipão será obrigado a mexer na defesa da equipe que vem entrando em campo no Campeonato Brasileiro. Se optar por manter Luan, Edu Dracena é o favorito para atuar pelo lado esquerdo da defesa palmeirense contra o Ceará, no domingo, no Pacaembu.

Outras opções para a zaga palmeirense são Antônio Carlos, Nico Freire e Pedrão.

Compartilhe  

últimas notícias