Diário de São Paulo
Siga-nos

Volpi é goleiro para o São Paulo? Ele merece a reserva após falha? Comentaristas opinam

O momento de Tiago Volpi gera reflexão no São Paulo. Contratado para assumir a posição de titular do gol do Tricolor em 2019, o goleiro vive fase de

SAO PAULO
SAO PAULO

Redação Publicado em 27/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h51


O momento de Tiago Volpi gera reflexão no São Paulo. Contratado para assumir a posição de titular do gol do Tricolor em 2019, o goleiro vive fase de irregularidade, com falhas em partidas importantes como nos mata-matas contra o Palmeiras e Fortaleza, por Copa Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente.

Diante desse contexto, a reportagem do ge procurou comentaristas da casa para responder três perguntas sobre o momento de Tiago Volpi no São Paulo, ainda sob análise do erro cometido no primeiro gol do Fortaleza na partida de quarta-feira – o Tricolor paulista sofreu o empate por 2 a 2 e desperdiçou uma vantagem de dois gols.

Apesar de viver uma temporada de altos e baixos, Tiago Volpi ainda é titular absoluto do São Paulo. Também por não ter um concorrente à altura. O reserva imediato é Lucas Perri, de 23 anos, formado na base, mas que teve atuações ruins quando foi acionado em 2021. Thiago Couto, de 22 anos, ocupa a posição de terceiro goleiro.

Não há, neste momento, qualquer indicativo de que Crespo possa optar por trocar o goleiro para o Brasileirão e o segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Contratar um outro jogador também. O São Paulo passa por uma grave crise financeira.

As perguntas foram as seguintes:

  • Tiago Volpi é goleiro para o São Paulo?
  • Ele precisa ir para reserva nesse momento decisivo do ano?
  • A diretoria deve pensar em contratar um reserva para fazer sombra ou um novo titular?

Casagrande

O comentarista enviou um depoimento englobando as três perguntas:

– Eu gosto do Volpi como goleiro, ele foi campeão paulista há pouco tempo jogando muito bem. Concordo que nos últimos tempos ele vem prejudicando o time do São Paulo, e os resultados não estão acontecendo. Ele vem falhando. Quem tem que resolver isso é o Crespo. Eu acho que vale dar oportunidade para outro goleiro, até para não expor o Volpi tanto assim. Talvez até contratar um outro goleiro para ser titular, ou depois reserva do Volpi, ter uma sombra, acho que precisa mudar alguma coisa.

– Mas não se pode fazer uma inquisição, pegar o Volpi como maior culpado de tudo. Ele vem falhando, como todo mundo falha, é o momento de dar um tempo para ele e colocar uma outra pessoa para jogar. Essa é minha opinião, mas não vale descartar o Volpi, não.

Alexandre Lozetti

Tiago Volpi é goleiro para o São Paulo?

– O São Paulo é um time candidato a estar sempre disputando jogos decisivos. Tiago Volpi é um goleiro que costuma falhar em grandes partidas. Parece uma incompatibilidade. O clube precisa de um goleiro capaz de garantir vitórias, não apenas contra adversários menos poderosos ou tradicionais. Em dois anos e meio, a irregularidade tem sido uma marca incômoda de Volpi no São Paulo.

Ele precisa ir para reserva nesse momento decisivo do ano?

– Ele não pode ser “dono” da posição. Suas atuações não justificam tal status. Por outro lado, o reserva, Lucas Perri, não deu, até agora, motivos para que sua entrada na equipe seja requisitada. A dúvida surge pelo mau desempenho do titular, e não porque o reserva desperta grande expectativa.

A diretoria deve pensar em contratar um reserva para fazer sombra ou um novo titular?

– A diretoria tem um projeto, com o ídolo Zetti, para formar melhores goleiros. Então, não faz sentido contratar um reserva, ainda mais num clube endividado e que precisa preencher outras lacunas do elenco. Um novo titular, talvez, desde que a escolha seja mais criteriosa e bem feita do que as últimas, desde a aposentadoria de Rogério Ceni.

Paulo Vinicius Coelho

Tiago Volpi é goleiro para o São Paulo?

– Acho que é goleiro para o São Paulo. Temos vários casos de goleiros que tiveram momentos ruins. Ele errou no gol sofrido do Patrick de Paula, mas ali não é um frango, é uma falha. Faz 34 anos que o Zetti levou um frango por debaixo das pernas em uma falta cobrada pelo Neto. O Patrick foi um erro? Foi, mas não foi um peru no meio das pernas, e sabemos o goleiro que o Zetti se tornou, inclusive no São Paulo.

Ele precisa ir para reserva nesse momento decisivo do ano?

– É um goleiro que tem crédito e teve bons momentos no São Paulo. Volpi tem cometido erros, como no primeiro gol de ontem, no segundo foi um erro coletivo. Temos grandes goleiros da história que cometeram erros graves em momentos importantes, mas que salvaram em momentos decisivos. Não levaria para a reserva.

A diretoria deve pensar em contratar um reserva para fazer sombra ou um novo titular?

– Acho que o São Paulo precisa contratar ou encontrar um goleiro que seja a solução para os próximos anos: seja o Perri, para ser o novo titular, mas não agora, e preparar a sucessão para o Volpi. Ele tem um mérito incrível, é o primeiro titular indiscutível do São Paulo depois do Rogério Ceni. Era para ser o Dênis, não conseguiu. Outros passaram e não conseguiram. Volpi conseguiu ser titular do São Paulo. Quem resolveu o problema pós-Marcos no Palmeiras foi o Prass, quem virou definitivamente o ídolo foi o Weverton. Hoje Volpi é o goleiro titular do São Paulo, depois do Ceni, mas o clube ainda não conseguiu encontrar o indiscutível pós-Ceni. Vamos combinar que não será fácil.

Renata Mendonça

Tiago Volpi é goleiro para o São Paulo?

– Sempre foi difícil assumir a posição de goleiro do São Paulo após aposentadoria de Rogério Ceni, maior ídolo do clube. O sarrafo ficou muito alto. O Volpi foi contratado já com algum status e correspondeu em campo em vários momentos. No entanto, ele não vem numa boa fase. Não o vejo como um goleiro “craque”, de seleção, como foram Ceni, Zetti, como é Weverton, do Palmeiras, um goleiro que decide jogos sempre. Nas últimas partidas decisivas, ele acabou falhando e aí ficou a imagem de que “não seria goleiro pro São Paulo”. Não acho que isso seja verdade absoluta. Ele já teve momentos melhores, mas talvez a expectativa é que tenha que ser ajustada: ele é um bom goleiro, mas não é um fora de série.

Ele precisa ir para reserva nesse momento decisivo do ano?

– A posição de goleiro precisa de muita confiança. Não se troca goleiro como se troca jogadores de outras posições, ainda mais em momentos decisivos. Isso acaba jogando o reserva numa fogueira e pode minar de vez a confiança do próprio Volpi. O ideal é tentar trabalhar para recuperar a confiança dele.

A diretoria deve pensar em contratar um reserva para fazer sombra ou um novo titular?

– Acho que o São Paulo não tem ainda um goleiro absoluto, que resolva jogos. Mas é um clube que enfrenta problemas financeiros e gastou bastante para contar com ele. Precisa rever o planejamento financeiro pra entender se é possível fazer um investimento nessa posição. Mas Lucas Perri, da base, é um nome promissor que pode ser trabalhado para futuramente assumir titularidade em alguns jogos e ver se corresponde.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias