Diário de São Paulo
Siga-nos

Vinícius Rodrigues e Alessandro Rodrigo são prata nas Paralimpíadas de Tóquio

A seleção brasileira de futebol de 5 deu um importante passo rumo ao pentacampeonato paralímpico. O time masculino, que nunca perdeu uma partida em

PARALIMPIADAS
PARALIMPIADAS

Redação Publicado em 30/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h41


Seleção tetracampeã paralímpica domina o time da casa em grande atuação e assume a liderança do Grupo A

A seleção brasileira de futebol de 5 deu um importante passo rumo ao pentacampeonato paralímpico. O time masculino, que nunca perdeu uma partida em Paralimpíadas, se classificou às semifinais do torneio na Tóquio 2020 com uma vitória de goleada sobre o Japão por 4 a 0 na madrugada desta segunda-feira.

Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo A com seis pontos – venceu a China por 3 a 0 na estreia. Japão e China estão empatados em segundo lugar com três pontos cada, e como os dois times asiáticos se enfrentam na última rodada, só um pode igualar a pontuação dos brasileiros. A França, com duas derrotas, está eliminada e enfrenta os tetracampeões paralímpicos na noite desta segunda, às 23h30 (horário de Brasília).

Jogadores do Brasil se abraçam para comemorar um gol contra o Japão no futebol de 5 — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

Jogadores do Brasil se abraçam para comemorar um gol contra o Japão no futebol de 5 — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

O Brasil se mostrou mais solto que na estreia, tocando bem a bola de lado a lado. O Japão, por sua vez, praticamente não chegou ao terço final do campo no primeiro tempo e não chutou a gol. O grande nome do período foi o goleiro Sato, que defendeu múltiplos chutes perigosos de Paraná e Jardiel. Nonato foi o único que furou o bloqueio japonês, ao romper pela ponta direita e acertar um biquinho no canto esquerdo para abrir o placar aos cinco minutos de jogo.

O segundo tempo começou mais travado, até que Paraná fez bela jogada e marcou o segundo gol aos quatro minutos. Ele passou pelos quatro jogadores de linha e chutou no canto esquerdo. A partir daí, o Brasil voltou a levar perigo consistentemente. Nonato e Jefinho quase marcaram, e Guegueu bateu no travessão.

O terceiro gol saiu em grande jogada de Ricardinho a 4m10s do final. O melhor jogador do mundo saiu da banda esquerda, levou a bola para o meio e chutou no canto direito de Sato, que não conseguiu defender. O camisa 10 fez outro numa cobrança de falta: ele levou a bola para o meio para desarrumar a barreira, voltou para a direita e chutou cruzado, novamente no cantinho direito.

Ricardinho (esq.) chuta para marcar um de seus dois gols — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

Ricardinho (esq.) chuta para marcar um de seus dois gols — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe