Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen e Horner discordam de punição a Norris no GP da Áustria

Sergio Pérez despencou da terceira para a décima colocação na relargada do GP da Áustria, neste domingo, ao ser empurrado por Lando Norris para fora da pista

GP
GP

Redação Publicado em 05/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h28


Piloto da McLaren foi punido com 5s e dois pontos na superlicença por empurrar Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na RBR, ao defender segunda posição na relargada da prova deste domingo

Sergio Pérez despencou da terceira para a décima colocação na relargada do GP da Áustria, neste domingo, ao ser empurrado por Lando Norris para fora da pista na briga pelo segundo lugar. O britânico foi punido com 5s e recebeu dois pontos na superlicença (documento necessário para pilotar na Fórmula 1), somando um total de dez – com 12 pontos, o piloto é suspenso de uma corrida. Companheiro do mexicano na RBR, Max Verstappen não concordou com a decisão, assim como o chefe da dupla, Christian Horner, que também saiu em defesa do rival da McLaren.

– Se você tivesse seis desses incidentes, não acho que mereceria ser suspenso. Não é correto. Com as coisas que fizeram com que Norris fosse punido, digamos que você chegue aos 12 pontos; você não merece uma suspensão por isso. Devemos repensar esse sistema – cobrou o holandês.

Norris cumpriu os 5s de punição ainda durante a corrida, ao fazer sua primeira troca de pneus. Caiu para quarto lugar, mas no final da prova, conseguiu se recuperar e superou o compatriota Lewis Hamilton para terminar em terceiro, levando seu terceiro pódio em 2021. Pérez, por sua vez, provocou duas vezes um incidente semelhante com Charles Leclerc e, punido, chegou em sexto.

O piloto da McLaren se defendeu, justificando que o rival da RBR foi “um pouco estúpido” ao tentar ultrapassá-lo por fora. E após ser notificado sobre os pontos na superlicença, não ficou feliz:

– Por que deveria merecer pontos de punição por alguém que vai para a brita? Nada do que fiz foi perigoso. Talvez em alguns casos, você mereça uma punição na pista porque fez algo ruim em termos de corrida. Se você ultrapassa em uma bandeira amarela e faz algo que colocará as pessoas em perigo, então eu entendo. Mas para pequenas coisas como esta, é simplesmente estúpido. Não é o que a Fórmula 1 deveria ser. Espero que outras pessoas me apoiem nisso.

O piloto da McLaren soma, com isso, dez pontos em sua superlicença, a apenas dois da quantia necessária para suspendê-lo por uma corrida. Ele já havia sido punido com três pontos no GP do Azerbaijão, por desrepeitar a bandeira vermelha e permanecer na pista.

E embora um dos pilotos da RBR tenham sido prejudicados pelo lance na relargada, o chefe da equipe, Christian Horner, também não concordou com a punição dada a Norris pela direção da prova.

– Não vejo problemas na manobra de Lando. Ele estava competindo, e foi uma corrida difícil, roda a roda. Mas isso é corrida. Caso contrário, você fará com que os pilotos simplesmente se joguem pra fora da pista e reivindiquem penalidades. É um pouco decepcionante. Para mim, isso é correr pra valer.

Com o pódio, Norris se manteve em quarto lugar no campeonato de pilotos com 101 pontos; porém, reduziu a desvantagem para Pérez, terceiro colocado, para apenas três pontos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias