O UFC 260 será realizado esta noite, em Las Vegas, e terá como atração principal um duelo pelo cinturão dos pesos-pesados. Stipe Miocic colocará seu título em jogo contra Francis Ngannou, em uma aguardada revanche. Vicente Luque e Thominhas Almeida serão os dois representantes brasileiros no evento.

O combate pelo cinturão dos pesos-pesados, como era de se esperar, roubou todos os holofotes na semana da luta. Stipe Miocic vem reinando na categoria, e o nocaute sofrido diante de Daniel Cormier, em 2018, foi recompensado com duas vitórias consecutivas contra o próprio DC, onde Miocic retomou o cinturão e o posto de número um do mundo.

Apesar de já ter vencido Ngannou por decisão dos jurados, no UFC 220, há pouco mais de três anos, o campeão aposta em um combate totalmente diferente desta vez.

– É como enfrentar alguém novo, porque seu adversário melhorou e você melhorou. Você trabalha nos seus pontos fracos, no que pode fazer diferente desde a última luta. Há vários aspectos diferentes. Ele definitivamente melhorou, mas também melhorei (…). Olho mais para o quanto ele mudou hoje, porque o soco dele é o mesmo, mas com certeza melhorou o jogo de chão e o jiu-jítsu. Também acho que ele tentou melhorar ainda mais os socos e a trocação, mas nada que não tenha visto antes. Acho que ele vai vir pronto, aprendeu a lição na nossa última luta, vamos descobrir. Mas ouça, não vou a lugar nenhum. Ele vai descobrir muito rápido que eu não vou cair em dois minutos – disse o campeão ao Combate.

Vindo de quatro vitórias seguidas por nocaute no primeiro round, Ngannou destaca que é um lutador bem diferente de quando enfrentou Miocic pela primeira vez, e garante que o resultado será diferente neste reencontro.

– Eu mudei tudo desde a primeira luta, e consegui ótimos resultados. Consegui treinar melhor e de forma mais conveniente para mim, agora estou treinando bem, me sinto mais saudável e muito bem, e mal posso esperar ser liberado para caminhar rumo ao octógono para a luta do próximo sábado. Honestamente, não quero cometer o erro que cometi na primeira luta. Vou lá para nocauteá-lo e espero vencer muito rapidamente. Não tenho nenhuma outra expectativa que não seja vencer. É somente isso o que me interessa: vencer. Não importa como. Não quero ocupar a minha mente com nada que não seja o meu objetivo maior nessa luta. Com certeza Stipe também mudou desde a nossa luta, mas não sei o que. Só sei que ele evoluiu, mas acredito que eu tenha tido mais espaço para evoluir do que ele. Havia muitos buracos no meu jogo naquela época, e muito espaço corrigir o que estava errado. Eu não sabia como controlar algumas coisas, como tomar as decisões corretas para conseguir o que eu queria. Mesmo tendo sido difícil tomar essas decisões, eu sei que fiz o que era certo para atingir o meu objetivo – contou o camaronês ao Combate.

Veja as encaradas do UFC 260

Veja as encaradas do UFC 260

Na pesagem oficial realizada nesta sexta-feira, Ngannou subiu à balança e marcou 119,2kg – 13 quilos de diferença para o campeão, que bateu 106,1kg. Miocic, por sinal, adotou a costumeira postura respeitosa ao ficar diante do camaronês. Eles se cumprimentaram antes e após protagonizarem uma encarada tranquila – sorte de Mick Maynard, matchmaker da organização, que mediava a atividade e não precisou apartá-los.

Luque e Thominhas no octógono

Vicente Luque terá o grande desafio de sua carreira neste sábado, afinal, ele vai enfrentar o ex-campeão dos meio-médios, Tyron Woodley, na co-luta principal da noite. Apesar de o adversário vir de três derrotas seguidas, o brasileiro garantiu, em entrevista ao Combate, que não irá subestimá-lo.

– É uma coisa muito perigosa. Se eu subestimar o Woodley, é o momento em que eu vou dar a oportunidade para ele me vencer. Ele perdeu para os três melhores do mundo, isso já mostra que ele não foi derrotado por qualquer um. Quando perdemos, tem um lado que fica frustrado, mas tem um lado que quer muito melhorar, evoluir e voltar às vitórias. É isso que eu vejo, é esse o Woodley que eu estou esperando. O Woodley que quer voltar a ser um cara vencedor, um cara que talvez queira voltar a ser campeão, ou pelo menos, chegar perto daquela disputa de cinturão de novo. E vai tentar me vencer a todo momento. Estou preparado para o Woodley que era campeão, então não tem outra forma de ver essa luta. Não posso me preparar para um Woodley que está numa má fase, estou preparado para a melhor versão possível dele.

Tyron Woodley x Vicente Luque  — Foto: Getty Images

Tyron Woodley x Vicente Luque — Foto: Getty Images

Também pelo card principal, Thominhas Almeida quer reencontrar o caminho das vitórias. O brasileiro perdeu suas últimas três lutas, e promete que vai com tudo pra cima de seu oponente, Sean O´Malley.

– Sinceramente, eu encaro que tenho que estar preparado como se ele estivesse faminto, que nem louco para cima de mim. E vou para cima dele dessa maneira. É ficar tranquilo, ditar o ritmo da luta conforme eu mande. É ter tranquilidade no meu jogo, a confiança que criei no meu jogo no dia a dia de treinamento. Quando a mão entrar, a sequência entrar, ele não vai aguentar, não. (…) Isso (nocaute) faz falta demais, é o que mais gosto. Acordo de manhã pensando nisso, é o que me motiva a ir na academia para treinar mais, às vezes, estou cansado, de dieta, mas vou trabalhar mais forte, mais duro, para sentir essa sensação – declarou, em entrevista ao Combate.

Sean O'Malley x Thominhas Almeida — Foto: Getty Images

Sean O’Malley x Thominhas Almeida — Foto: Getty Images

Serviço do UFC 260

Combate transmite o UFC 260 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir das 20h10 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com mostram o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas ao vivo no mesmo horário; o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 260
27 de março de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Francis Ngannou
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Vicente Luque
Peso-galo: Sean O’Malley x Thomas Almeida
Peso-mosca: Gillian Robertson x Miranda Maverick
Peso-leve: Jamie Mullarkey x Khama Worthy

CARD PRELIMINAR (20h30, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Fabio Cherant
Peso-meio-médio: Jared Gooden x Abubakar Nurmagomedov
Peso-meio-pesado: Modestas Bukauskas x Michal Oleksiejczuk
Peso-pena: Shane Young x Omar Morales
Peso-médio: Marc-André Barriault x Abu Azaitar

Fonte: GE – Globo Esporte.