Diário de São Paulo
Siga-nos

Torcedores do Corinthians vão às ruas em protesto contra ex-dirigentes e pedem reforma no clube

Manifestação organizada pela Gaviões da Fiel criticou antigos gestores e cobrou mudanças no estatuto social

Ato simbólico da torcida cobra mudanças no clube - Imagem: Matheus Quintino / Meu Timão
Ato simbólico da torcida cobra mudanças no clube - Imagem: Matheus Quintino / Meu Timão

Lívia Gennari Publicado em 25/07/2025, às 14h00


Na noite da última quinta-feira (24), torcedores do Corinthianspromoveram um protesto em frente ao Parque São Jorge, sede social do clube, que fica localizada na zona leste da capital paulista. O alvo principal da manifestação foram ex-dirigentes e conselheiros ligados ao grupo político Renovação & Transparência, que por anos comandou o clube e atualmente enfrenta forte rejeição entre parte da torcida.

Organizado pela Gaviões da Fiel, a maior torcida organizada do Corinthians, o ato teve caráter simbólico e teatral, reunindo dezenas de participantes. Durante a manifestação, foram exibidos bonecos que representavam Andrés Sanchez, Mário Gobbi, Roberto de Andrade, Duilio Monteiro Alves e André Luiz Oliveira, o André Negão, candidato na última eleição. Todos são integrantes do grupo político alvo das críticas.

Em uma encenação que simulou o “enterro” dos antigos líderes, os torcedores carregaram caixões ao som de uma marcha fúnebre. O "cortejo" foi conduzido por membros da torcida organizada, que se posicionaram em um carro de som para entoar gritos de protesto as críticas à gestão anterior. Faixas com as frases “Fora, ratazanas” e “Reforma do Estatuto” foram estendidas ao longo da Rua São Jorge, reforçando o pedido por mudanças profundas no clube.

Imagem: Divulgação | Gaviões da Fiel

O movimento acontece em meio a um momento conturbado nos bastidores do Corinthians, marcado por crise institucional e pressão da torcida por mais transparência, renovação na gestão e melhores resultados dentro e fora de campo. Os torcedores exigem não apenas mudanças nos processos internos, mas também melhorias no desempenho da equipe, além de avanços em áreas essenciais como organização administrativa, finanças e relacionamento com a comunidade.

A Polícia Militar reforçou a segurança no entorno da sede do clube para prevenir conflitos e assegurar a ordem durante o protesto. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), não foram registrados incidentes graves durante a manifestação.


últimas notícias