Diário de São Paulo
Siga-nos

Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo de Conti na seleção de basquete

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira que Tiago Splitter será o auxiliar de Gustavo de Conti no comando da seleção

Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo de Conti na seleção de basquete
Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo de Conti na seleção de basquete

Redação Publicado em 23/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h11


CBB anuncia contratação de ex-jogador dos Spurs para trabalhar ao lado de novo treinador

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira que Tiago Splitter será o auxiliar de Gustavo de Conti no comando da seleção brasileira. O ex-jogador do San Antonio Spurs vai trabalhar ao lado do novo treinador, confirmado no cargo na última segunda-feira. Os dois vão tentar levar o Brasil às Olimpíadas de Paris, em 2024.

Assim como Gustavo, que permanecerá à frente do Flamengo, Splitter seguirá como auxiliar técnico no Brooklyn Nets. O ex-jogador deixou as quadras em 2018, quando começou a fazer a transição de carreira.

– Para mim é um orgulho enorme estar na comissão técnica da Seleção depois de muitos anos jogando como atleta. Poder ajudar o meu país na comissão técnica com o Gustavo De Conti. Acho que temos um grande desafio pela frente, mas com muita dedicação e muito orgulho estou entrando nessa comissão técnica e fazendo parte desse projeto. Agradecer também a confiança do Guy Peixoto, presidente da CBB, do Marcelo Pará, do Diego Jeleilate e do Gustavo De Conti por fazer parte dessa comissão – disse Splitter.

Tiago Splitter em ação pela seleção — Foto: Agência EFE

Tiago Splitter em ação pela seleção — Foto: Agência EFE

Nascido em Santa Catarina, Splitter deixou o Brasil em 2000 para jogar no Baskonia, da Espanha. Depois, foi contratado pelo San Antonio Spurs, em 2010. Pela franquia, se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, em 2014. Pela seleção, conquistou medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2003, nos Jogos Pan-Americanos de 2003, nas edições de 2005, 2009 e 2011 da Copa América. Com o Brasil, ele também jogou o Mundial de 2002, 2006, 2010, 2014 e as Olimpíadas de 2012, em Londres.

A CBB buscou um técnico brasileiro após 13 anos sob o comando de estrangeiros. Lula Ferreira foi o último brasileiro a ocupar o cargo e deu espaço para o espanhol Moncho Monalve em 2008. O argentino Ruben Magnano foi o treinador do Brasil entre 2010 e 2017, e o croata Petrovic assumiu na sequência.

O primeiro grande objetivo de Gustavo de Conti e de Splitter à frente da seleção é a Copa América de 2022, no Brasil. A estreia, porém, será já em novembro, pela abertura das eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, em dois jogos contra o Chile.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias