Diário de São Paulo
Siga-nos

Ídolo do Palmeiras e da Seleção, Cafu elogia trabalho do Verdão com os jovens

Campeão da Libertadores, mas eliminado na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, o Palmeiras tem um legado positivo da temporada de 2020: o melhor

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 09/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h46


Campeão da Libertadores, mas eliminado na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, o Palmeiras tem um legado positivo da temporada de 2020: o melhor aproveitamento no profissional dos jogadores formados nas categorias de base.

Ídolo do Palmeiras, Cafu está em Doha, no Catar, como um dos embaixadores da Fifa para a Copa do Mundo de 2022. Com a experiência de ter liderado grandes equipes, incluindo a seleção brasileira de 2002, o ex-lateral-direito elogiou o trabalho do Verdão com os garotos.

– Sou muito suspeito para falar porque eu defendo a base com unhas e dentes. Sempre defendi, bati nessa tecla de dar oportunidade aos meninos da base. Não só oportunidade, responsabilidade também. A maioria dos treinadores da base que dá oportunidade não dá responsabilidade: “Vou te colocar e se jogar mal, vou te emprestar. Se jogar nada, a torcida não vai me cobrar e vou te mandar embora.” Nisso perdemos muitos talentos no futebol brasileiro – disse o ex-jogador.

– É parabenizar Palmeiras e São Paulo porque acreditaram nos meninos da base, principalmente o Palmeiras. Começou lá com o Vanderlei e chegou agora ao Abel, que deu responsabilidade aos meninos. É legal nós começarmos a trabalhar as categorias de base no nosso país. Costumo falar que temos diamantes nas mãos, mas não estamos sabendo lapidar. Lá fora eles vão fazer com que os meninos sejam considerados os melhores do mundo. Temos isso em casa. Independentemente de onde o Palmeiras chegar, já são vencedores, heróis, são jogadores responsáveis – completou.

O Palmeiras levou para Doha nove atletas formados nas categorias de base: Vinicius Silvestre, Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Renan, Esteves, Gabriel Silva e Wesley. A diretoria defende que a filosofia de promoção e o aproveitamento dos jovens seja uma realidade do clube nos próximos anos.

Depois da derrota para o Tigres, do México, o Verdão ainda terá um compromisso no Mundial de Clubes da Fifa. Na quinta-feira, o time de Abel Ferreira entra em campo às 12h (de Brasília) para decidir o terceiro lugar do torneio contra o Al Ahly, do Egito.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias