Diário de São Paulo
Siga-nos

Salmão, vômito e diarreia: os bastidores do estouro recorde de peso de Rafael Alves no UFC

Já no vídeo de sua agora infame passagem pela balança antes do "UFC Blaydes x Lewis", é possível perceber Rafael Alves desolado com a situação em que se

UFC
UFC

Redação Publicado em 20/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h30


Lutador paraense teve de fazer sozinho corte de peso para luta na categoria pena e nem deveria ter subido a balança, após ser vetado de lutar por médico da organização

Já no vídeo de sua agora infame passagem pela balança antes do “UFC Blaydes x Lewis”, é possível perceber Rafael Alves desolado com a situação em que se encontrava. O lutador paraense marcou 71,4kg e estourou o limite da categoria peso-pena (até 66,2kg em lutas que não valem cinturão) por 5,2kg, um recorde na história do Ultimate. Foi a primeira falha de Alves em bater o peso contratado em 28 lutas profissionais, e foi acontecer logo em sua estreia na maior organização de MMA do mundo.

Em troca de mensagens com o Combate.com, Alves se mostrou muito triste e arrependido por tudo o que aconteceu. Foi uma “tempestade perfeita” de situações adversas e erros que levaram a uma pesagem que nem sequer deveria ter acontecido.

Para começar, o lutador teve de fazer seu corte de peso nesta semana sem o apoio de sua médica nutricionista habitual, a Dra. Lia Correia, que, por motivos de saúde familiar, não pôde acompanhá-lo. Seus treinadores, Cesar Carneiro e Daniel Valverde, também não estavam com ele: devido às nevascas que vêm assolando a Costa Leste dos EUA, a dupla da academia MMA Masters teve voos cancelados por toda a semana e só chegou a Las Vegas na sexta-feira, após todo o fiasco.

Isso deixou Alves praticamente sozinho, apenas com um preparador físico, para fazer um corte de peso extremo. Segundo o próprio, seu peso fora de período de competição chega a 88kg; apesar de ter batido o limite do peso-pena várias vezes em sua carreira, inclusive em sua luta pelo Contender Series que lhe valeu o contrato com o UFC, o paraense luta no peso-leve (até 70,3kg) desde que se mudou para os EUA em 2015. Durante a semana, ele já havia dito que voltaria à categoria de cima após a estreia no Ultimate.

Rafael Alves chora na balança: ele não bateu o peso e teve sua estreia no UFC cancelada — Foto:  Chris Unger/Getty Images

Rafael Alves chora na balança: ele não bateu o peso e teve sua estreia no UFC cancelada — Foto: Chris Unger/Getty Images

Mesmo com todas essas dificuldades, Rafael Alves disse que estava a apenas 2kg de atingir os 66,2kg quando foi orientado a se reidratar bebendo água, durante a manhã de sexta-feira. O lutador sofreu com vômito e diarreia durante a madrugada, e aponta como possível causador do mal estar um salmão que lhe foi entregue pelo próprio UFC e que ele comeu no jantar de quinta-feira.

– Eu mesmo estava fazendo sozinho (meu corte). Passei um dia aqui sem comer quando cheguei, porque a gente não pode sair do hotel. O UFC me dá umas comidas aqui, e eu peguei as comidas e coloquei na geladeira. Mas quando foi no outro dia, eu falei, “vou comer esse salmão, é levinho”. Aí começou a doer minha barriga, mas não sei se foi o salmão. Já parei de tomar água, fui só hidratando, um frio da p*** aqui, e eu não conseguia correr, que é o que eu mais gosto de fazer para perder o peso. Fui na raça aqui e faltou só 2kg, mas aí travou – contou o paraense.

Alves chamou o médico do UFC, que o avaliou, declarou que ele não tinha condições de continuar o corte de peso ou lutar, e o orientou a se reidratar – o que elevou seu peso. Dado esse diagnóstico e orientação, o paraense não deveria sequer ter subido à balança. Porém, disse ter sido puxado para a pesagem, resultando na cena constrangedora e no recorde de estouro de peso.

– Quando o médico viu que eu estava passando mal, ele falou: “Você não tem condição de lutar. Pode se hidratar que você não vai lutar”. Eu vim, quando estava me hidratando direitinho e já estava tudo confirmado que eu não ia mais lutar, o cara me chamou para checar meu peso. Eu falei, “Cara, já tomei água pra caramba aqui”. Ele falou, “Não, só checa seu peso, pode ser que você esteja no peso para lutar”. Mas o médico disse que eu não posso lutar. “Não, mas eu quero checar seu peso”. E me levou para lá, e deu no que deu, nessa m*** aí.

Todo mundo falou, “Rafael, você não podia checar seu peso. Todo mundo, quando está machucado, não checa o peso.” Mas eles chamam para checar. Você tem que falar que não e pronto.
— Rafael Alves

Apesar de tudo, Alves recebeu o apoio do UFC e terá direito a uma segunda chance. Ele conversou com Sean Shelby, responsável pelo casamento de lutas em sua categoria, e vai ter uma nova oportunidade, desta vez em sua categoria natural, o peso-leve.

– Passaram uma mensagem para mim e para meu empresário também. Falaram que isso é normal, o mais importante é a saúde, mas para o Rafael ficar despreocupado, que ele vai ter oportunidade de novo de mostrar o trabalho dele. Quis dizer que eu tenho que ir para o leve, para os 70kg, mas que sou um cara que vai dar show no evento, por isso vão me dar a oportunidade. Isso acontece com os campeões, imagina para os caras novos, que estão na ansiedade, como eu e muitos. Acontece e isso não vai se repetir nunca mais. Sou muito profissional e em todas as minhas lutas bato o peso – garantiu.

Sem Rafael Alves, o “UFC Blaydes x Lewis” vai prosseguir com 14 lutas. O Combate transmite ao vivo e com exclusividade a partir de 18h40 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com exibem o “Aquecimento Combate” às 18h40 e as duas primeiras lutas às 19h; o site acompanha o evento inteiro em Tempo Real.

UFC Blaydes x Lewis
20 de fevereiro de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (22h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Curtis Blaydes x Derrick Lewis
Peso-galo: Ketlen Vieira x Yana Kunitskaya
Peso-pena: Charles Rosa x Darrick Minner
Peso-pesado: Alexey Oleynik x Chris Daukaus
Peso-médio: Phil Hawes x Nassourdine Imavov
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tom Aspinal

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília):
Peso-pena: Jared Gordon x Danny Chavez
Peso-leve: Drakkar Klose x Luis Peña
Peso-galo: Eddie Wineland x John Castañeda
Peso-pena: Nate Landwehr x Julian Erosa
Peso-mosca: Shana Dobson x Casey O’Neill
Peso-pena: Chas Skelly x Jamall Emmers
Peso-pena: Aiemann Zahabi x Drako Rodriguez
Peso-pesado: Sergey Spivac x Jared Vanderaa

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe