Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol

Confira quais são as 7 novas regras do futebol

As mudanças estão liberadas para estarem em campo a partir desse mês de julho

7 novas regras farão parte das partidas de futebol após a decisão da IFAB. - Imagem: reprodução I Instagram @cbf_futebol
7 novas regras farão parte das partidas de futebol após a decisão da IFAB. - Imagem: reprodução I Instagram @cbf_futebol

Juliane Moreti Publicado em 03/07/2023, às 16h41


7 novas regras farão parte das partidas de futebol após a decisão da International Football Association Board (IFAB). 

De acordo com informações do portal UOL, as mudanças entram em vigor a partir do mês de Julho, confira quais são: 

Goleiros em pênaltis 

O comportamento dos jogadores em campo sofreu algumas mudanças. Agora, estes devem ficarm em cima da linha, frente à frente com quem irá chutar a bola, sem cometer quaisquer distração, atraso na batida ou toque nas traves e redes. 

Essa decisão aconteceu após as provocações do goleiro da Argentina, Emiliano Martínez, em pênaltis na Copa do Mundo, que trouxeram uma reflexão para a criação de novos limites. 

Comemorações 

Agora, o tempo gasto em cada celebração pelo gol feito também será considerada pelo árbitro na decisão sobre os acréscimos em cada etapa da partida.

Cartão para o treinador 

Caso aconteça alguma ocasião em que o árbitro não consiga identificar algum membro do time ou um jogador reserva que tenha cometido alguma infração, a nova mudança prevê que o cartão deverá ir para o técnico.

Invasão no campo 

Se algum jogador ou membro da comissão técnica da equipe que marcar o gol invadir o campo antes que a bola entre na rede, a partida irá se reiniciar com uma falta a partir do local que a pessoa cometeu a invasão.  

Jogador impedido recebe bola do adversário 

Na nova regra, qualquer atacante que esteja impedido e receba a bola de um adversário para jogar, é permitido que ele continue a jogada. 

Nesse caso, a mudança não será aplicada apenas quando um goleiro rebater um chute adversário e a bola cair para um jogador impedido, sendo um lance anulado.

A arbitragem também pode interferir e marcar o impedimento caso veja necessidade.

Expulsão em pênalti 

Na nova recomendação, o árbitro só deve expulsar um atleta que cometeu um pênalti caso ele não tenha disputado a bola. Se o jogador praticar a penalidade mostrando a tentativa de parar o lance na bola, ele não deve ser expulso. 

Árbitro assistente reserva 

Agora, o árbitro assistente reserva poderá se comunicar com os demais da equipe de arbitragem, dando a opinião no jogo junto aos árbitros, assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais.

Compartilhe