Diário de São Paulo
Siga-nos

Roland Garros define últimas vagas para as Olimpíadas de Tóquio

O torneio de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano, começa a ser disputado neste domingo e, para os brasileiros, tem um ingrediente especial: é o último

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 28/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h28


Grand Slam será o último torneio a valer pontos para o ranking olímpico e Brasil busca confirmar vaga com Bruno Soares e Marcelo Melo (duplas) e Thiago Monteiro (individual); SporTV transmite

O torneio de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano, começa a ser disputado neste domingo e, para os brasileiros, tem um ingrediente especial: é o último torneio que vale pontos para o ranking classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem início no dia 23 de julho. Thiago Monteiro, que jogará a chave de simples, e Marcelo Melo e Bruno Soares, que atuam no torneio de duplas com parceiros diferentes, buscam carimbar o passaporte para Tóquio. O SporTV 3 transmite a competição a partir de domingo.

O critério de classificação para as Olimpíadas no tênis leva em consideração o ranking mundial da ATP, que será atualizado no dia 14 de junho, após as finais do torneio. Ali, os 56 melhores jogadores no ranking individual (Feminino e masculino) garantem um lugar em Tóquio, o mesmo acontecendo com os dez primeiros colocados no ranking de duplas.

Há, porém, um limite de quatro tenistas por país na chave de simples, o que faz com que muitas vagas sejam herdadas. Por exemplo, atualmente, no ranking mundial a Espanha e França têm cinco tenistas entre os 56 primeiros. Há outras nuances como tenistas contundidos ou que não queiram disputar as Olimpíadas. Há cinco anos, no Rio de Janeiro, o ranking foi estendido até o 101º colocado, que pegou a última das vagas.

Marcelo Melo  — Foto: Fotojump

Marcelo Melo — Foto: Fotojump

Até o momento, o Brasil tem uma vaga garantida no tênis. É de João Menezes, que perdeu na última rodada do qualificatório em Roland Garros, mas já está garantido em Tóquio por conta da medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Thiago Monteiro está em 79º lugar e, em Roland Garros, tentará confirmar a vaga nas Olimpíadas. Ano passado, ele conseguiu a melhor campanha da carreira ao chegar até a terceira rodada em Paris, por isso terá pontos importantes para defender. Se não tiver desistências de atletas para as Olimpíadas, ele precisa subir ao menos sete posições no ranking para confirmar um lugar em Tóquio.

Nas duplas, o ranking classificatório para as Olimpíadas prevê vaga para os dez primeiros colocados. Só que, exatamente nesta semana, nem Bruno nem Marcelo estão no top 10. É a primeira vez que isso acontece desde 2013. Ao menos um dos dois precisa fazer uma boa campanha na França para voltar ao grupo dos dez melhores.

Bruno Soares — Foto: Jean Catuffe /Getty Images

Bruno Soares — Foto: Jean Catuffe /Getty Images

Marcelo Melo jogará ao lado do polonês Lucasz Kubot, enquanto Bruno Soares estará com o britânico Jamie Murray. Os dois não vivem um bom momento no circuito, e os resultados obtidos neste ano derrubaram os dois na classificação. Atualmente Melo é 12º e Bruno 18º.

Caso não consigam ficar no top 10 do ranking, Melo e Bruno ainda podem estar classificados para as Olimpíadas. Mas aí vão ter que fazer contas, já que algumas vagas serão abertas na chave de duplas, e os chamados serão aqueles com o melhor ranking combinado (soma dos dois atletas). Atualmente, mesmo fora do top 10, os dois têm um ótimo ranking combinado (30, já que somam o 12º de um com o 18º de outro), o que os colocam com boas chances de vaga, mesmo fora do top 10.

No feminino, o Brasil não tem nenhuma jogadora classificada para a chave principal de Roland Garros em simples e também não terá representantes em Tóquio. Na França, Luisa Stefani vai jogar a chave de duplas ao lado da americana Hayley Carter. Apesar de ter o melhor ranking da história de uma brasileira, é 25ª, ela não tem mais chances de obter um lugar nas Olimpíadas.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias