Diário de São Paulo
Siga-nos

Poucos jogos, artilheiro e defesa forte: como o Independiente chega para enfrentar o Santos

O Santos estreia na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, diante do Independiente, da Argentina, às 19h15 (de Brasília), na Vila Belmiro. O Peixe terá de se

SANTOS
SANTOS

Redação Publicado em 14/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h37


Time argentino não entra em campo para uma partida oficial desde o fim de maio

O Santos estreia na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, diante do Independiente, da Argentina, às 19h15 (de Brasília), na Vila Belmiro. O Peixe terá de se preocupar principalmente com dois pontos fortes do adversário: o atacante Silvio Romero e a força defensiva dos argentinos.

Em contrapartida, o Santos terá uma vantagem: o Independiente não entra em campo para uma partida oficial desde o fim de maio, quando perdeu a semifinal da Copa da Argentina para o Colón por 2 a 0.

De lá para cá, o Santos entrou em campo 12 vezes. Terá, assim, mais ritmo de jogo. O Peixe, porém, não deve ter vida fácil diante do Independiente.

A equipe comandada pelo experiente Julio Falcioni, com passagens por Boca Juniors, Banfield e outros grandes clubes da Argentina, tem se destacado pela organização defensiva, como explica o jornalista argentino Favio Verona, do Diário Olé.

– O Independiente não tem problema em ficar jogando a bola para o campo adversário. É uma equipe que tenta se manter organizada. Perdeu a semifinal da Copa da Argentina para o time que seria campeão – disse Favio.

– O Julio Falcioni é um técnico bom em organizar sua equipe. O Independiente é uma equipe muito sólida defensivamente, organizada e pragmática. Aposta muito na ligação direta e tem uma defesa dura – afirmou.

E foi justamente contra equipes mais “fechadas” que o Santos teve dificuldades. Foi assim contra o Sport e o Juventude, por exemplo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

No ataque, o Independiente não abusa da velocidade. Tem, principalmente, a confiança no faro ofensivo de Silvio Romero. O centroavante de 32 anos soma 11 gols em 28 jogos na atual temporada.

Silvio Romero comemora seu gol pelo Independiente contra o Sport Huancayo — Foto: Juan Mabromata/EFE

Silvio Romero comemora seu gol pelo Independiente contra o Sport Huancayo — Foto: Juan Mabromata/EFE

– O Santos terá de ficar de olho no Silvio. É o goleador. É um atacante e, no geral, quando fica no mano a mano, não costuma perdoar os adversários. É um atacante muito efetivo. Não é alguém que se destaca pela velocidade, mas finaliza bem e sabe se posicionar, essas são suas virtudes. Mas, às vezes, confia demais nas suas qualidades e ousa demais – explica Favio.

Apesar da defesa sólida e de ser uma equipe organizada, o Independiente tem problemas no meio de campo.

– O ponto fraco é a falta de um criador de jogadas, alguém que pode colocar um companheiro na cara do gol. Não tem um criador de jogo clássico. E como tem muitos jogadores com características ofensivas, por um momento o Lucas Romero fica sozinho no meio de campo e o meio costuma ser uma zona de trânsito livre para os adversários – definiu o jornalista.

Já sem Luan Peres, o Santos deve entrar em campo nesta quinta-feira com João Paulo, Pará, Kaiky, Luiz Felipe e Moraes (Felipe Jonatan); Camacho, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Marcos Guilherme e Lucas Braga.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe