Diário de São Paulo
Siga-nos

PFL: Zeferino vence Tibau; Cooper III e MacDonald finalizam rápido

Sem zebras desta vez: se os campeões e astros saíram derrotados no primeiro evento da temporada 2021 da Professional Fighters League (PFL), nesta quinta-feira

PFL
PFL

Redação Publicado em 30/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h49


Atual campeão e canadense ex-UFC afastam “zebras” e são os líderes no peso-meio-médio. Catarinense bate potiguar em equilibrado duelo de brasileiros

Sem zebras desta vez: se os campeões e astros saíram derrotados no primeiro evento da temporada 2021 da Professional Fighters League (PFL), nesta quinta-feira os favoritos do peso-meio-médio venceram suas lutas de forma rápida e convincente. Grande contratação da categoria para este ano, o canadense Rory MacDonald finalizou o americano Curtis Millender no primeiro round, e só não começou na liderança da classificação porque o atual campeão, Ray Cooper III, finalizou o francês Jason Ponet ainda mais rápido.

Na terceira posição, está o catarinense João Zeferino, que venceu o potiguar Gleison Tibau por decisão unânime (triplo 29-28) no confronto entre brasileiros. O resultado lhe deu três pontos na classificação, enquanto Cooper III e MacDonald somaram seis pontos (três da vitória + três de bônus pelo encerramento no primeiro round). Como sua luta durou menos tempo, Cooper III fica à frente no critério de desempate.

Zeferino vence luta parelha contra Tibau

Zeferino ditou o ritmo no primeiro round. Ele teve maior volume e mais contundência nos golpes. Com dificuldades para encontrar a distância, Tibau tentava catar os chutes do catarinense para contragolpear, sem muito sucesso. Um chute alto de Zeferino passou raspando sobre a cabeça do potiguar.

Em desvantagem na trocação, Tibau apostou nas quedas e emplacou uma logo no início do segundo período. Zeferino, contudo, raspou e se levantou rapidamente. Mas Tibau ganhou confiança, mostrou um entendimento melhor do tempo dos ataques do adversário e acertou alguns bons contragolpes. O catarinense então se adaptou, conectou alguns diretos e chutes baixos, e terminou o round ameaçando uma guilhotina.

João Zeferino (esq.) acerta um cruzado de esquerda contra Gleison Tibau (dir.) — Foto: Divulgação

João Zeferino (esq.) acerta um cruzado de esquerda contra Gleison Tibau (dir.) — Foto: Divulgação

Atrás no placar, Tibau voltou para o terceiro e último assalto mais ofensivo, buscando encurtar a distância com mais vontade. Zeferino, todavia, rechaçou essa aproximação e voltou a comandar as ações no cage. Ele não chegou a acelerar, mas andou mais para frente e conectou bons jabs. Tibau agarrou o catarinense nos segundos finais e tentou alguns golpes curtos e duros, mas não houve tempo para virar o marcador.

Cooper III finaliza Ponet sem tentar golpes

Ray Cooper III (de costas) finaliza Jason Ponet (por baixo) com um kata-gatame — Foto: Divulgação

Ray Cooper III (de costas) finaliza Jason Ponet (por baixo) com um kata-gatame — Foto: Divulgação

O atual campeão dos meio-médios, Ray Cooper III, estreou na temporada 2021 com tudo. O havaiano finalizou o francês Jason Ponet em apenas 1m23s e largou na liderança da classificação da categoria. Cooper nem precisou dar golpes. Ele aguardou Ponet se aproximar, o agarrou e derrubou com um single leg. No chão, fechou um kata-gatame e botou o francês para dormir.

MacDonald não decepciona e vence Millender

Rory MacDonald (de short vermelho e azul) finaliza Curtis Millender (short preto e cinza) pela PFL — Foto: Divulgação

Rory MacDonald (de short vermelho e azul) finaliza Curtis Millender (short preto e cinza) pela PFL — Foto: Divulgação

Ex-campeão do Bellator e astro no UFC, Rory MacDonald fez bonito na estreia pela PFL e finalizou Curtis Millender aos 3m38s do primeiro round. Após algum estudo de distância, MacDonald investiu na luta agarrada e derrubou Millender com um double leg. Não demorou muito e o canadense estava nas costas do americano, com o cadeado fechado na linha da cintura. Ele trabalhou em busca do estrangulamento e fechou um mão com mão, que forçou os tapinhas em desistência de Millender.

Esperada luta entre Aleksakhin e Sy termina em frustrante “No Contest”

Nikolai Aleksakhin (esq.) ataca Sadibou Sy (dir.), mas recebe um cutucão no olho que terminaria a luta — Foto: Divulgação

Nikolai Aleksakhin (esq.) ataca Sadibou Sy (dir.), mas recebe um cutucão no olho que terminaria a luta — Foto: Divulgação

O russo Nikolai Aleksakhin e o sueco Sadibou Sy prometiam trocação em alto nível até o soar do gongo. Entretanto, a luta foi encerrada prematuramente no segundo assalto devido a uma falta acidental: Sy cutucou o olho de Aleksakhin sem intenção, e o russo não teve condições de continuar. O combate foi registrado como “No Contest” (sem resultado), o que, nas regras da PFL, conta como um empate. Logo, cada um dos lutadores recebeu um ponto na classificação.

O primeiro round foi estudado, Aleksakhin foi ganhando a distância pouco a pouco e acertou um chute alto rodado no final do assalto que levou muito perigo ao sueco. Ele seguiu perseguindo Sy e pressionando, mas, num momento de ataque do russo, o sueco deixou os dedos muito abertos na defesa e raspou o olho esquerdo do adversário. Aleksakhin ficou com o olho vermelho e sem conseguir enxergar. Após consultar o médico do evento, o árbitro Keith Peterson encerrou o combate.

Confira a classificação dos meio-médios após a primeira rodada da temporada 2021 da PFL:

Classificação do peso-meio-médio

PosiçãoLutadorPontuação
1.Ray Cooper III6 pontos
2.Rory MacDonald6 pontos
3.João Zeferino3 pontos
4.Sadibou Sy1 ponto
5.Nikolai Aleksakhin1 ponto
6.Gleison Tibau0 ponto
7.Curtis Millender0 ponto
8.Jason Ponet0 ponto

Confira os resultados completos do evento:

PFL 2021 #2
29 de abril de 2021, em Atlantic City (EUA)


CARD PRINCIPAL

Rory MacDonald venceu Curtis Millender por finalização aos 3m38s do R1
Ray Cooper III venceu Jason Ponet por finalização a 1m23s do R1
João Zeferino venceu Gleison Tibau por decisão unânime (triplo 29-28)
Emiliano Sordi venceu Chris Camozzi por decisão unânime (29-28, 29-28, 28-27)

CARD PRELIMINAR
Antônio Cara de Sapato venceu Tom Lawlor por finalização aos 4m43s do R1
Cezar Mutante venceu Nick Roehrick por nocaute aos 37s do R1
Sadibou Sy x Nikolay Aleksakhin foi declarada “No Contest” a 1m56s do R2
Marthin Hamlet Nielsen venceu Dan Spohn por finalização aos 52s do R2

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias